Mercedes-Benz e Bosch investem R$ 94 milhões em campo de teste
Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis (CTVI) deve ficar pronto em 2022 e atividades começam no 1º semestre
Parceria firmada entre a Mercedes-Benz e a Bosch investe R$ 94 milhões na expansão do Campo de Provas da empresa alemã, que fica em Iracemápolis. A pista de testes é a maior do hemisfério Sul e o mais avançado e tecnológico do país no setor de veículos. As obras iniciaram em agosto e a expectativa que o Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis (CTVI) esteja pronto para dar início às atividades no primeiro semestre de 2022.
Com a ampliação, além de testes para caminhões e ônibus, já disponíveis, também serão oferecidos, para empresas terceiras, testes para automóveis, comerciais leves e máquinas agrícolas.
O gestor da construção e operação do CTVI, Andreas Hueller, e o engenheiro de Desenvolvimento de Produto Jonathan Marxen, receberam a imprensa, na última sexta-feira, para apresentar as obras do campo de teste e o novo caminhão da marca, o Novo Actros, que possui alta tecnologia e é o único que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente. O lançamento dessa nova família de caminhões extrapesados da marca foi realizado no próprio Campo de Provas de Iracemápolis.
Segundo Andreas, o modelo de negócio criado com a parceria é inovador. “Não só Iracemápolis se beneficia, mas toda região, contato que está próximo de rodovias importantes”, disse.
O Campo de Provas foi inaugurado em 2018 e alcançou um importante resultado no final do 1º semestre deste ano. Mesmo em cenário da pandemia da Covid-19, já foram registradas no local mais de 70 locações da Pista de Acústica desde abril de 2019, quando foi realizada a primeira locação. Este volume envolve mais de 330 testes para quase 30 marcas do setor automobilístico.
A PISTA
O novo Centro de Testes, quando finalizado, contemplará pistas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias de assistência ao condutor, e será oferecido também para outros fabricantes de veículos, sistemistas, autopeças e demais empresas e públicos do setor automotivo realizarem seus testes. Neste contexto, serão disponibilizados boxes de oficina de protótipos e escritórios individuais, a fim de assegurar privacidade e confidencialidade para todos os usuários e projetos.
Conforme Jonathan, a pista de testes será aberta a todos mercado nacional. “Toda as marcas poderão se beneficiar dessa estrutura. É também uma forma de contribui para o desenvolvimento da indústria”, afirma.
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