Foto de capa da notícia

Limeira recebe a Feira Literária Limeirense (FLLIM)

Entre os dias 4 e 6 de abril, Limeira se tornará o grande palco da literatura com a realização da aguardada Feira Literária Limeirense (FLLIM) 2025. O evento, que acontecerá no Parque da Cidade, é promovido pela Sociedade Literária Limeirense (SOLL) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Educação, Cultura e Obras, além de diversas entidades culturais e educacionais. Com programação gratuita e aberta ao público, a feira promete reunir apaixonados por livros e arte em geral, oferecendo três dias repletos de atividades para todas as idades.

 

A FLLIM nasceu em 2016, idealizada por escritores, ilustradores e profissionais do livro que queriam criar um espaço dedicado à literatura na cidade. Até 2019, foram realizadas quatro edições do evento, consolidando a feira como um dos maiores encontros culturais de Limeira. Após uma pausa devido à pandemia, a feira retorna em 2025 com força total, reafirmando seu compromisso de incentivar o hábito da leitura, valorizar autores e editoras independentes e promover a cultura.

 

Nesta edição, a feira prestará homenagem a dois grandes nomes da literatura: a poetisa limeirense Sandra Godoy e o escritor Léo Cunha, reconhecido nacionalmente por suas obras voltadas ao público infantil e juvenil. Ambos participarão de atividades ao longo da programação, incluindo bate-papos com leitores e escritores.

Ao longo dos três dias de evento, o público poderá conhecer e adquirir obras de 12 editoras e livreiros, além de prestigiar o trabalho de 120 expositores, entre escritores, ilustradores, fotógrafos e artesãos. A feira também contará com uma área gastronômica organizada por profissionais locais e entidades assistenciais, tornando-se um espaço de convivência e interação cultural.

 

A programação inclui palestras, contação de histórias, debates, apresentações musicais e teatrais, além de momentos interativos como mesas-redondas e microfone aberto para poetas e escritores. Escolas, universidades, professores, mediadores de leitura, artistas e projetos voluntários estão convidados a participar, fortalecendo a proposta da FLLIM de ser um espaço de inclusão, diversidade e incentivo à criatividade.

Gisele Godoi, organizadora do evento, destaca: “A Feira Literária Limeirense 2025 promete ser um evento inesquecível, reunindo amantes da literatura, profissionais do livro e público em geral em uma grande celebração cultural. Seja para conhecer novos escritores, debater sobre literatura ou simplesmente se encantar com boas histórias, a FLLIM é o lugar certo para todos que acreditam no poder transformador da leitura”, disse.

 

///BOX///

 

Programação completa da FLLIM 2025:

 

A abertura oficial acontecerá no Palco Central, às 8h, com a apresentação da história da SOLL e da Feira Literária Limeirense, seguida da execução do Hino Nacional e de Limeira. Em seguida, haverá apresentações culturais, incluindo performances de dança e poesia por alunos da rede municipal de ensino.

Às 9h, o escritor Léo Cunha participará de um bate-papo mediado por Veraiz Souza, Gisele Godoi, Manú Monteiro e Adriano Paiva. A manhã contará ainda com contação de histórias, apresentações musicais e debates sobre literatura.

 

À tarde, a programação segue intensa, com destaque para a mesa-redonda "A importância dos coletivos de literatura", reunindo representantes da Academia Limeirense de Letras (ALLe), ACLAB e Biblioteca Pedagógica. O dia se encerra com a palestra "A poética, a poesia e a arte literária para crianças", ministrada por Léo Cunha.

No Teatro Nair Bello, a manhã contará com palestras sobre literatura infantil e o impacto das palavras na comunicação com a comunidade surda. Já à tarde, o espaço receberá debates sobre a literatura infantil na formação emocional das crianças e adolescentes, com a participação da filha de Rubem Alves, Raquel Alves, e o psiquiatra Gustavo Villa Real.

 

No sábado (5), o Palco Central trará mesas-redondas sobre temas como "A literatura contemporânea e o papel das editoras", além de uma palestra sobre literatura e transformação social. A tarde contará com a apresentação do Coral Afro Thullany e um bate-papo com o autor e editor André Kondo. O dia termina com um microfone aberto para poetas e escritores, seguido do projeto de dança Túnel do Tempo.

No Anfiteatro Nair Bello, o público poderá conferir a contação de histórias do grupo Fadas no Parque, além de palestras sobre poesia e literatura feminina.

 

No último dia de feira, as discussões giram em torno do mercado literário, com mesas-redondas sobre "Como fazer e vender livros" e "A literatura fantástica". O evento se encerra com uma emocionante apresentação musical de Manu Massaro.Além do Palco Central e do Anfiteatro, o Espaço Faz de Conta receberá contação de histórias de hora em hora, com narradores como Ana Paula Marini, Vanessa Leite e Isabel Carvalho.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login