
Panamá quer atrair público brasileiro para turbinar turismo
O Panamá quer ver o incremento de turistas brasileiros no
país, que passaram de 72 mil para 74 mil de 2023 a 2024, a terceira maior
origem, atrás de Estados Unidos e Colômbia. Para isso, o Visit Panama fez
apresentações ao setor em Brasília, Porto Alegre e São Paulo nas últimas. De
acordo com a gerente de comércio de viagens da entidade, Gabriella Rodríguez, o
Brasil tem rotas para o país a partir de sete cidades. São 85 frequências de
voos semanais com destino à Cidade do Panamá.
Conforme Gabriella, o tempo médio de estadia dos brasileiros no país é de oito
dias, mas já foi bem menor. No passado, muitas vezes o turista mal saía do
Aeroporto de Tocumen, usando a cidade apenas como conexão para outros destinos
finais. Nos últimos anos, a Copa Airlines vem fazendo promoções de stop
over - que é quando um viajante para por alguns dias em determinado
destino antes de seguir para outro. "A Copa Airlines é uma companhia muito
importante para as Américas. No Brasil, por exemplo, entre as estrangeiras só
perde para a TAP", comparou o embaixador do país no Brasil, Flavio Méndez.
De modo geral, o governo quer receber 2,2 milhões de pessoas este ano de todo o
mundo, o que representaria um acréscimo de 10% ante 2024. O turismo representa
6,7% do PIB panamenho e a intenção agora é a de que o turista não apenas visite
o Canal do Panamá e a capital, cidade que leva o mesmo nome do país, que são os
atrativos mais conhecidos. Simpósios como o que ocorrem no Brasil esta semana
visam a destacar outras áreas de interesse turístico, como praias, florestas e
artesanato indígena. Em Brasília, 80 representantes de agências de viagens
participaram do evento, segundo os organizadores.
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