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Free flow chega em SP e no País em meados de novembro

As cerca de 180 praças de pedágio de São Paulo e as mais de 370 no País deverão mudar até meados de novembro com a adoção do sistema free flow. Uma resolução publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no último dia 16 deu 30 dias para que todo o sistema de cobrança, hoje feito por cabines manuais ou automáticas, adotem o sistema free flow, sem cancelas.


O free flow é um modelo eletrônico que verifica a placa dos veículos e lança a cobrança para que os motoristas paguem em até 30 dias. As vantagens, segundo os especialistas, são o ganho de tempo e a segurança.


Presidente de uma das principais entidades de transporte do País, o Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg), José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, diz que a resolução é bem vinda. “As novas modalidades vão melhorar a segurança e os custos de todo o transporte brasileiro e representam a modernização da infraestrutura brasileira.”


Além de não haver mais filas nas praças, inclusive com risco de acidentes, Boizinho avalia que a medida trará menos poluição. “Vai ficar muito mais ágil para todo mundo”, diz o sindicalista. “Além disso, sem as filas de pedágio, teremos menos poluentes na atmosfera.”


Como pagar


Todos os dados sobre cobrança vão ficar disponíveis em um local centralizado e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Haverá novas placas e símbolos instalados em todos os trechos em que o pedágio free flow de livre passagem é adotado. 


As imagens capturadas do veículo devem ficar armazenadas nos sistemas por 90 dias contados da data da passagem ou cinco anos para motoristas que não pagaram o pedágio. E mais: veículos registrados no exterior não poderão deixar o Brasil até a quitação das passagens nos pedágios eletrônicos.


Pioneiros


Em São Paulo, mesmo antes da resolução do Contran, já havia sido adotada a cobrança free flow no início de setembro na praça de pedágio de Itápolis e Jaboticabal (SP-333).


A ação faz parte do Programa Siga Fácil SP, que tem como objetivo promover a implementação do free flow. No caso paulista, além de mais agilidade e conforto nas viagens, os usuários que optarem pelo pagamento com a tag receberão desconto de 5% no valor da tarifa, além do benefício do Desconto de Usuário Frequente (DUF), exclusivo para carros.

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