La Niña traz previsão de inverno seco e temperaturas altas
O inverno de 2024 começa hoje, às 17h51, pelo horário de Brasília, marcado pelo solstício de inverno. Este ano, o fenômeno climático La Niña terá um impacto significativo nas condições meteorológicas, influenciando as temperaturas e os padrões de precipitação ao longo da estação.
Segundo os meteorologistas da Climatempo, o Oceano Pacífico está fazendo a transição da fase neutra para La Niña, que deve se estabelecer entre julho e agosto. Durante a fase neutra, o resfriamento continua na faixa equatorial do Pacífico, antecipando alguns efeitos de La Niña que poderão ser percebidos já a partir de julho. Este fenômeno geralmente resulta em temperaturas mais baixas e mudanças nos padrões de chuva, impactando várias regiões do Brasil.
A estação será caracterizada por um tempo seco em grande parte do Brasil. Em setembro, a tendência de tempo seco persiste, com volumes de chuva abaixo da média em todas as áreas. As regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte também devem registrar precipitações abaixo da média nos três meses de inverno.
Devido à atuação persistente de bloqueios atmosféricos, que favorecem um tempo muito seco, as temperaturas ficarão acima da média em São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. O ar frio polar chegará em algumas ocasiões em julho, especialmente no sul e leste de São Paulo. Setembro tende a ser muito quente, com uma maior propensão a ondas de calor.
UMIDADE DO AR
As condições de tempo firme e seco permanecem pelos próximos dias. As temperaturas máximas seguem acima da média para a época do ano, embora as mínimas permaneçam amenas e mais próximas à climatologia para a época do ano. Além disso, a umidade relativa do ar mínima hoje e nos próximos dias segue em torno de 25 a 30%, o que exige atenção redobrada em relação à hidratação, principalmente pela ingestão de bebidas não alcoólicas e umidificação de ambientes à tarde, e também pelo uso de produtos adequados para hidratação da pele e mucosas (olhos e nariz). A temperatura máxima hoje está prevista em 28ºC. Na quinta e na sexta-feira, as temperaturas ficam entre 14 e 28ºC.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login