Gazeta de Limeira: uma jornada de 93 anos de história e tradição
A trajetória dos primeiros jornalistas e dirigentes que impulsionaram o jornal
O primeiro jornalista responsável pela edição da Gazeta de Limeira foi J. Victorino, que a dirigiu desde o dia da fundação até 26 de outubro de 1932, quando foi substituído por Rodolpho Zabiski. Ainda nesse ano, Álvaro Correa (Bis) assumiu a redação, colocando o jornal circulando às quintas e domingos. Em 1936 passou a tri-semanal e em 1939 chegou a ser editado quatro vezes por semana. Foi no dia 1º de janeiro de 1954 que a Gazeta iniciou o seu primeiro período de circulação diária. Álvaro Correa já tinha assumido desde a saída de Zabiski no fim de 1942. Em 3 de março de 1945, tornou-se Luís Rossi Filho o responsável, permanecendo até maio do mesmo ano, quando cedeu lugar ao professor Octávio Pimenta Reis. Este ficou até 26 de junho de 1945, pois no dia seguinte passava a editar este órgão o professor João Sousa Ferraz. Auxiliava os trabalhos de redação o professor Arlindo de Salvo, encarregado de todas as reportagens.
No ano de 1948, em 7 de abril, tornaram-se editores o Dr. Brenno Machado Gomes e o prof. Antonio Tenório da Rocha Brito, que continuaram juntos até 1949. O Dr. Brenno permaneceu até 11 de novembro de 1951 e juntava-se a ele o Sr. Antonio Campos. Foi durante essa época que o jornal teve a colaboração íntima de Irineu Souza Francisco, sendo também seu diretor o Sr. Ricardo Rodrigues. O Dr. Breno Machado Gomes interrompeu por pouco tempo o trabalho de direção, voltando para ficar até 17 de agosto de 1952. O jornalista Florêncio Tejeda tinha então grande participação na feitura do jornal. O prof. João Francisco Duarte veio para a Gazeta em 25 de outubro de 1956 para assumir a editoria, sendo diretores os Srs. Antonio Campos e Ricardo Rodrigues. Regressou às atividades editoriais em 25 de novembro de 1961 o Dr. Brenno Machado Gomes, estendendo-se o seu período juntamente com o prof. João Francisco Duarte, que regressava. Ao lado de Antonio Campos e Ricardo Rodrigues, atuou ainda durante certo tempo o Dr. Ezio José de Campos, tendo Dr. Brenno, que se licenciava em 1961 retornando em 1962.
Em 8 de novembro de 1964, a função de redator-chefe era entregue ao Dr. Irineu Lucato, havendo pouco antes o Dr. Auchizes Ferreira Cantanhede exercido esse cargo. O Dr. Irineu Lucato ficou até 3 de outubro de 1965, quando passou a Redator-chefe Roberto Paulino de Araújo, que o desempenhou até os primeiros meses de 1982. De 1972 a 1976 era diretor o Sr. Ricardo Rodrigues, que faleceu naquele dia (17 de fevereiro), passando a direção ao Dr. Irineu Campos. Ainda em 1976, com ingresso na diretoria do jornal do Dr. Waldemar Lucato, este tornou a Gazeta trissemanal e se manteve no cargo até os anos 90. Chegou a circular diariamente com edições também às segundas-feiras. Hoje circula-se de terça à domingo.
De lá para cá, muitos foram os contribuintes para as edições da Gazeta de Limeira. Ao longo dos anos, os editores-chefes da Gazeta de Limeira desempenharam um papel crucial na condução deste veículo de comunicação tão estimado pela comunidade. Desde os primeiros dirigentes até os líderes atuais, cada um deixou sua marca indelével, guiando o jornal com dedicação, visão e comprometimento.
Esses diretores não apenas mantiveram a qualidade e a integridade do jornal, mas também o conduziram por tempos de desafios e transformações, adaptando-se às demandas sempre em evolução da sociedade e do mercado editorial. Com habilidade e liderança, eles navegaram pelas águas turbulentas da indústria jornalística, mantendo a Gazeta de Limeira como uma fonte de informação.
Cada um desses editores-chefes trouxe consigo uma riqueza de experiência e conhecimento, moldando a identidade e a direção editorial do jornal ao longo dos anos. Seja enfrentando crises, implementando inovações ou defendendo os valores fundamentais do jornalismo, esses líderes demonstraram um compromisso incansável com a missão da Gazeta de Limeira.Atualmente, a chefe de redação é a jornalista Elisandra Monfardini. Na edição esportiva o jornalista Edmar Ferreira e nas páginas de segurança, o jornalista Carlos Gomide. Na diagramação e revisão, Patrícia Soares
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login