Dia das Mães: bares e restaurantes se animam com movimento
Expectativa para o fim de semana é alta no segmento
Com a aproximação do Dia das Mães, os bares e restaurantes já se preparam para receber os clientes em uma das datas mais rentáveis ao setor. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a maioria dos empreendedores (83%) espera faturar mais no Dia das Mães do que faturam em um domingo comum. Para um terço, o aumento deve ser de no mínimo 20%. E para dois terços, há a possibilidade de atingir até 30%. Em Limeira, o setor já espera alta nas vendas.
Faltando poucos dias da data, os estabelecimentos se organizam para receber a clientela. Um segundo estudo da Abrasel revelou que metade dos estabelecimentos (50%) vão contratar funcionários temporários para suprir as demandas do próximo domingo. Além das contratações, outras ações fazem parte dos preparativos, como a criação de menus especiais, shows de música ao vivo e drinks promocionais para as mamães.
Daniele Carlos Cerchiari, do Empório Santo Churrasco, revelou suas expectativas para o Dia das Mães, uma das datas mais movimentadas do ano para o estabelecimento. “O Dia das Mães é uma das nossas datas mais importantes do ano, junto com o Dia dos Namorados. É um momento especial para as famílias se reunirem e celebrarem o amor e a dedicação das mães. Estamos nos preparando para oferecer uma experiência gastronômica memorável, pois temos um cardápio cuidadosamente elaborado para encantar nossos clientes. Estamos ansiosos para receber nossos clientes e proporcionar-lhes uma experiência gastronômica única e memorável."
Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, a data chega como oportunidade para estabelecimentos recuperarem as vendas. "Em março, quase dois terços dos empreendedores não conseguiram obter lucro, especialmente devido à queda nas vendas e a redução no número de clientes. A expectativa é que, com o aumento de movimento durante o Dia das Mães, os estabelecimentos consigam melhorar seus resultados", afirma Solmucci.
Este otimismo está alinhado com a recuperação gradual do setor, que viu uma melhoria nas vendas em março e uma redução nos prejuízos. Eram 31% de empresas no vermelho em fevereiro, índice que caiu para 25% em março. Outras 40% ficaram em equilíbrio e 35% realizaram lucro. O índice Abrasel-Stone, que monitora o volume de vendas, registrou um aumento de 5,2% em março comparado a fevereiro. A opinião da maioria dos empresários ouvidos pela pesquisa corrobora o índice: para 52% o faturamento de março foi maior que o de fevereiro - apenas 22% disseram ter sido menor.
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