Cidades da região em solidariedade ao Rio Grande do Sul
Mais de 850 mil pessoas foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada. O boletim mais recente da Defesa Civil indica que há mais de 80 mortes confirmadas. O número de feridos é de 175 e há 105 desaparecidos.
Por causa do mau tempo, 134.331 pessoas tiveram de abandonar as casas em que vivem, sendo que 115.844 estão desalojadas e outras 18.487 vivem em abrigos. Dos 497 municípios gaúchos, 341 foram afetados por alguma ocorrência relacionada às chuvas.
A última catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul foi em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram depois da passagem de um ciclone extratropical.Agora, o total de mortes está bem acima do anterior e é considerado por autoridades como o pior desastre climático da história gaúcha.
As chuvas provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias. São 110 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes. Também foram divulgados dados em relação às escolas afetadas pelas enchentes, o que inclui as que foram danificadas, servindo de abrigo, com problemas de transporte e de acesso, entre outras questões.
Em meio a tragédia, a solidariedade do povo brasileiro já se faz presente. Nas cidades da região, prefeituras, entidades, empresários e órgãos públicos estão contribuindo com doações e postos de coleta para angariar itens para as famílias atingidas pela tragédia no sul do país.
O Fundo Social de Limeira anunciou a campanha em prol das famílias atingidas pela chuva no Rio Grande do Sul. A ação “Solidariedade Sem Fronteiras” faz parte do "Limeira Solidária". Desde ontem, o Fundo Social recebe doações de água potável, produtos de higiene e de limpeza.
Os itens devem ser entregues na portaria da Prefeitura de Limeira – ao lado da Secretaria de Saúde, das 8h às 15h. Além da Prefeitura, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Centros Comunitários irão receber doações de água potável, produtos de higiene e de limpeza. Todas as doações serão repassadas ao Fundo Social do Estado de São Paulo.
A Prefeitura de Cordeirópolis e Defesa Civil também lançaram campanha para ajudar cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas chuvas. Desde a última sexta-feira (03), os cordeiropolenses podem ajudar com a doação de alimentos não perecíveis, água e materiais de higiene e limpeza, produtos de maior necessidade, de acordo com a Defesa Civil.As doações devem ser entregues na sede da Defesa Civil.
A Polícia Militar de Limeira também começou uma campanha para arrecadar produtos que serão destinados aos gaúchos que ficaram desabrigados após as chuvas (ver mais na Página 8). Os Correios, conforme a Gazeta já divulgou também está angariando produtos. A estatal transportará gratuitamente os donativos, sem nenhum custo aos doadores.
A Associação Limeirense de Autismo Mundo Melhor – ALAMM vai doar os itens que seria realizado o Bazar Beneficente para as famílias gaúchas. O Centro Social Alessandra Neves também está recebendo doações. Basta entrar em contato através do endereço: Rua Antonio Malaman, 385, Jardim Orlga Veroni.
A Igreja Presbiteriana de Limeira está aceitando também valores em pix que serão revertidos em água potável, alimentos, itens de higiene, produtos de limpeza e emergência.Chave pix: 44.756.252/0001-12 (finalizar a doação com 0,07 centavos para identificar a oferta).
A Família Crescer também está se movimentando nesse momento. A chave pix é: 26.516.089/0001-37 (finalizar a doação com 0,99 centavos para identificar a oferta). Empresários e influenciadores digitais, como @costajunior.limeira, @moranguinho.oficial@freddally e o projeto Lacre do Amor também estão se movimentando. Basta entrar em contato através de suas redes sociais.
O Fundo Social de Solidariedade e a Defesa Civil da Prefeitura de Iracemápolis estão recebendo doações para ajudar as vítimas da catástrofe no Rio Grande do Sul. Os interessados em contribuir podem doar itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e água potável. As doações serão entregues nos pontos de arrecadação listados, incluindo a Prefeitura Municipal, a Câmara Municipal e diversas creches e escolas de Iracemápolis.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login