Calor intenso marca os últimos dias do verão
As projeções do Climatempo indicam a chegada da terceira onda de calor ao Brasil. Essa ocorrência climática traz consigo a perspectiva de um aumento significativo nas temperaturas, impactando diversas regiões do país. A expectativa é de que os termômetros se elevem, dando início a uma sequência de dias escaldantes que afetarão não apenas o clima, mas também as atividades diárias dos brasileiros.
A região de Limeira também vai sentir. O ar quente ganha força ao longo desta semana, já que uma área de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece manutenção do ar quente, já que este sistema desfavorece a formação de nuvens carregadas, mantendo o ar seco e em gradual aquecimento. No oeste da região Sul, sudoeste do MS e oeste de SP é onde as maiores temperaturas deverão ocorrer neste período.
“Para as regiões em laranja no mapa, as temperaturas devem permanecer entre 3 °C e 5 °C acima da média ao longo do período, exibindo características de uma onda de calor, mas sem atingir os critérios definidos para ser considerada como tal”, explica. Mas afinal, o que define uma onda de calor? Embora a literatura não seja uniforme em relação à definição, a Organização Meteorológica Mundial considera uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média durante 5 dias consecutivos.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login