Vereadores aprovam moção de protesto contra declaração de Lula
A declaração do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sobre a ação de Israel em conflito na faixa da Gaza foi pauta de moção de repúdio discutida e aprovada na Câmara Municipal de Limeira. A proposição foi apresentada pelo vereador Nilton Santos (Republicanos).
Conforme texto da Moção Nº 26/2024, comparou a reação de Israel aos ataques do Hamas ao Holocausto, durante entrevista a jornalistas no hotel em que estava hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia. “Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse o presidente.
O vereador Nilton Santos repercutiu, na justificativa, trecho da fala do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que reagiu ao pronunciamento de Lula: “Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e fá-lo ao mesmo tempo que defende o direito internacional”, registrou.
A resposta do ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, às declarações sobre operações israelenses na Faixa de Gaza e o corte de ajuda humanitária a habitantes da região também consta na moção. Nas redes sociais, Katz declarou Lula persona non grata.
O vereador proponente, Nilton Santos, defendeu que declarações como as do presidente Lula não contribuem para a resolução do conflito, mas servem para inflamar ainda mais as tensões. “O papel dos líderes mundiais deveria ser o de condenar a atuação de grupos terroristas, defender a soberania, o direito de defesa de nações ofendidas, e não o de perpetuar narrativas que distorcem a realidade e impedem a construção de pontes para a paz”, argumentou.O parlamentar solicitou que as cópias da moção de repúdio sejam enviadas para ciência da Embaixada de Israel no Brasil.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login