Carta define prioridades de municípios de pequeno porte
Encontro reuniu 130 prefeitos e 173 vereadores representando 265 municípios
Águas de São Pedro foi a capital nacional dos pequenos municípios durante os dias 26 a 30 de setembro. O AMPPESP Fomenta atraiu mais de 1600 inscritos ao longo de seus cinco dias de realização, entre as quais autoridades nacionais, estaduais e municipais. Foram 130 prefeitos, 173 vereadores e 265 municípios representados no encontro, que redigiram e aprovaram a 'Carta de Águas de São Pedro'.
O documento reúne os 15 temas prioritários a serem desenvolvidos na relação com os governos estaduais e federal. O texto é resultado dos debates e mesas de diálogo promovidos ao longo dos cinco dias de atividades. De acordo com o documento, seu objetivo é elencar "as pautas das quais, espera-se grifos e prioridades nas discussões, seja no Palácio dos Bandeirantes, Assembleia Legislativa ou Palácio do Planalto, Câmara dos Deputados e Senado Federal".
Os representantes apontaram 15 temas que vão desde questões mais amplas, como a "Pacificação do País" e "Repasses e Convênios menos burocratizados" até a pontos bastante específicos e localizados, como a "Criação de uma Universidade Federal no Campus Taquaral da Unimep em Piracicaba".
O AMPPESP Fomenta foi um ponto de encontro entre as lideranças de centenas de municípios, autoridades e especialistas. O resultado disso é o aprimoramento técnico de gestores, network entre os participantes e integração entre municípios, Estado e União. Mas, para além do âmbito do relacionamento, o encontro propiciou benefícios concretos a vários municípios.
O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, anunciou investimentos de R$ 400 milhões para os municípios enquadrados como estâncias turísticas. Além disso, foram firmados 42 convênios da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e 166 convênios da Secretaria Estadual de Agricultura, beneficiando diretamente milhares de pessoas.
O presidente da AMPPESP e prefeito de Cordeirópolis, José Adinan Ortolan, comemora os impactos diretos que o encontro propiciou. "É muito satisfatório perceber que todo o esforço para realizar um evento como esse promove impactos diretos na vida dos municípios, no aprimoramento dos gestores e, por consequência, na vida da população", destaca. O prefeito confirma que a próxima edição já está no horizonte da associação. "Os preparativos do próximo AMPPESP Fomenta começam no exato momento que encerrarmos a edição atual. Todo o aprendizado das duas edições que realizamos nos permitirá voltar a Águas de São Pedro no ano que vem com um evento ainda mais completo e inovador", conclui Ortolan.
Foto Divulgação
Documento elenca 15 prioridades e foi desenvolvido por prefeitos e vereadores em encontro
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login