Vacina bivalente protege contra variantes da covid-19
A baixa procura pela vacina bivalente contra a covid-19 tem preocupado os especialistas. O imunizante está disponível nos postos de saúde da rede pública desde abril desse ano. Ela é indicada para o público acima de 18 anos que possui o esquema primário, ou seja, que já tomou pelo menos duas doses da vacina monovalente.
Essa baixa adesão é um risco para a saúde da população, alerta a médica infectologista da Unimed Limeira, dra. Maria Beatriz Bonin Caraccio. Segundo ela, a vacina bivalente é importante porque confere maior proteção contra variantes do vírus Sars-CoV-2, que pode dar doença leve, mas também pode ser mortal ou provocar uma série de consequências em longo prazo à saúde do indivíduo infectado.
"No país todo estão aumentando os registros de casos, em Limeira não é diferente. Esses novos casos registrados são causados nas pessoas pela subvariantes da Ômicron e a vacina bivalente protege contra essas subvariantes, por isso é fundamental tomar a dose da vacina", alerta a infectologista.
Dra, Maria Beatriz explica que a Ômicron não existia nas outras vacinas anteriores e que é necessário ter essa conscientização e informar a população para evitar casos graves da doença. "Temos que trabalhar a comunicação e orientar as pessoas para a importância de estarem vacinados e protegidos", destaca.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login