Limeira receberá recursos para reflorestamento de matas ciliares
Limeira fará o reflorestamento de matas ciliares em 90 propriedades na Bacia do Ribeirão Pinhal – sub-bacia do Ribeirão Tabajara. A medida atende Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente ao prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes. As ações de compensação ambiental contemplam a restauração de 149,6 hectares das propriedades.
As atividades operacionais devem ter início em julho deste ano, após conclusão do processo de licitação. De acordo com o diretor de Extensão Rural, Vitor Bragotto, a recomposição florestal da área total deve ocorrer em 36 meses e, pelo acordo, os locais terão ainda 24 meses de manutenção após o plantio.
As áreas escolhidas para receber o reflorestamento foram definidas após um diagnóstico, denominado “Projetos Integrais de Propriedade (PIP)”, realizado em mais de 100 propriedades rurais que compõem região. Na semana passada, Cordeirópolis também anunciou a restauração de cerca de 72 hectares em sete propriedades rurais localizadas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Tatu.
A prestação desses serviços foi recentemente licitada pelo Governo do Estado de São Paulo com o valor de R$ 2.150.000,00. A Secretaria de Meio Ambiente informou que prepara os projetos junto aos produtores rurais desde 2018, o que foi essencial para que os estudos e os reflorestamentos pudessem iniciar em Cordeirópolis.
As atividades operacionais e os plantios ocorrerão em 2023 com previsão de 36 meses de manutenção das áreas em processo de restauração florestal.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login