Educadora usa especialização para promover cultura de paz
Servidora da Diretoria de Ensino de Limeira faz alusão entre a harmonia das plantas com o ambiente escolar
Para celebrar o mês em que se comemora o Dia da Mulher, a Secretaria da Educação de São Paulo selecionou ações de destaque entre professoras e alunas que fazem a diferença em suas escolas e comunidade escolar. Entre elas, está a Diretoria de Ensino de Limeira, com a educadora Claudineia Raquel de Oliveira Tavares.
Claudineia é professora de química e atua hoje como supervisora. Também possui formação em pedagogia. Tem ainda mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Ela aproveitou sua especialização em Ciências, na área de Energia Nuclear na Agricultura para criar uma alusão entre a harmonia das plantas com o ambiente escolar de boas práticas e convívio entre os alunos. "Faço um paralelo das relações de convivência harmônicas que deram origem à fundação do mundo e como elas foram determinantes para que as espécies se desenvolvessem”, explica.
Conforme a educadora explica, a conversa com alunos leva em consideração todo conhecimento científico, passando pelas origens da humanidade. “Explico a eles que desde o início, havia harmonia, as plantas ofereciam o necessário e vice-versa à humanidade. Depois, com interferência, essa relação foi se dificultando. Da mesma forma, em nosso dia a dia, nas relações dentro da escola, precisamos buscar essa harmonia”, comenta ela.
Com essa prática, ela tem levado conhecimento a equipes escolares que também atuam na orientação dos estudantes de diversas idades.
Estudantes de escola pública, a professora cita sua mãe, Sioneia Caldeira de Oliveira, como inspiração. “Todas as mulheres guerreiras e determinadas que não se prostraram frente às dificuldades, ao contrário, foram valentes e contribuíram para minha formação pessoal e profissional”, finaliza.
EXEMPLO
“Pela minha minha formação, muitos me perguntam porque não escolhi atuar em universidade e, sim, em escolas públicas, mas conto que quero mostrar aos alunos que essa trajetória é possível para eles. Eu tive uma infância com vulnerabilidade e isso nunca me parou. Então, quero mostrar a esses estudantes que eles podem se dedicar e chegar onde quiserem”, ressalta.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login