Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata
O câncer de próstata é a segunda doença maligna mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. A boa notícia é que, quando diagnosticado ainda em fase inicial, isto é, restrito aos limites da próstata, a probabilidade de cura fica acima de 90%. Por isso, o mês de novembro é dedicado a relembrar os homens sobre a importância do exame de rotina.
De acordo com o urologista Dr. Antonio Corrêa Lopes Neto, a idade ideal para iniciar o check-up pode ter uma pequena variação. "Em geral, o recomendado é que homens comecem a realizar os exames a partir dos 50 anos. No entanto, caso haja histórico da doença na família, recomendamos antecipar para 40-45 anos. Da mesma forma, indivíduos da raça negra devem se preocupar mais precocemente também", orienta.
Para verificar a saúde da próstata, o médico pode solicitar três exames: dosagem do PSA no sangue (um biomarcador de câncer), exame de toque prostático e, eventualmente, ressonância da próstata. "Habitualmente, a neoplasia de próstata não apresenta sinais em uma fase inicial. Por isso, sempre explicamos para os homens que a ausência de sintomas não exclui a possibilidade de ser portador dessa doença. Apenas com os exames é que poderemos avaliar adequadamente", alerta o Dr. Neto.
Havendo suspeita da doença a partir do check-up realizado, o médico solicita a biópsia da próstata, para verificar se há malignidade e avaliar a melhor conduta para combater o câncer. "Atualmente, existem excelentes opções de tratamento para todos os estágios da doença. O avanço tecnológico e o melhor conhecimento da anatomia prostática resultaram em cirurgias menos mórbidas, com menores complicações e ótimos resultados oncológicos-funcionais. A radioterapia também passou por uma grande evolução e apresenta bons resultados com poucas complicações. Hoje, também contamos com uma grande variedade de medicamentos eficientes, principalmente para doenças mais avançadas", explica o especialista.
IMPACTO DA PANDEMIA
Durante a crise sanitária da Covid-19, houve uma grande redução na realização de exames de rotina, entre eles o de dosagem de PSA no sangue. "Ao postergar a realização do check-up, aumenta-se a chance de diagnosticar o câncer já em estágio mais avançado. O ideal é que os exames sejam realizados todos os anos, a partir da idade recomendada pelo médico. A coleta do sangue para a dosagem de PSA, por exemplo, pode ser realizada até mesmo na própria residência do paciente", ressalta o Dr. Neto.
ALERTA VERMELHO
Ainda que o câncer de próstata não apresente sintomas em estágios iniciais, devido ao atraso na realização de exames ocasionado pela pandemia de Covid-19 e ao constrangimento dos homens em realizar o exame de toque prostático, podem ser percebidas algumas alterações, como: ardência ou dor ao urinar;
micção frequente; gotejamento de urina após micção; fluxo urinário fraco ou interrompido; vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria); sangue na urina ou no sêmen; disfunção erétil; dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos e fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
"Ao notar qualquer mudança é necessário procurar um médico para realizar os exames adequados e descobrir a causa. Quanto antes o problema for diagnosticado, maiores serão as chances de cura e menores serão os impactos na qualidade de vida", finaliza o urologista do Hcor, Dr. Antonio Corrêa Lopes Neto.
Campanha terá ação especial aos sábados em Limeira
A Secretaria de Saúde de Limeira promove, neste mês, uma ação especial da campanha Novembro Azul – mês de conscientização do câncer de próstata. A iniciativa terá, aos sábados, das 8h às 12h, a coleta do PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue capaz de diagnosticar o câncer de próstata em estado inicial.
O público-alvo são homens de 50 anos ou mais, ou aqueles de 45 a 50 anos com algum parente de primeiro grau com histórico de câncer de próstata – não é necessário pedido médico. A ação acontecerá nas mesmas unidades dos plantões de vacinação.
O interessado em fazer o exame deve apresentar documento com foto e Cartão SUS e seguir rigorosamente o preparo indicado pela Secretaria de Saúde: não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame; não manter relações sexuais dois dias antes da coleta; caso o paciente tenha realizado exame médico de toque retal ou sondagem uretral, colher o exame de sangue somente após quatro dias. Após colonoscopia, esperar no mínimo 15 dias e após biópsia de próstata com ou sem ultrassom, aguardar 30 dias.
Para a coleta, basta comparecer em uma das 32 Unidades Básicas de Saúdes (UBSs) ou no Laboratório Municipal (Rua João Machado Gomes Júnior, 54 - Vila Cláudia), de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h. No local, é necessário apresentar documento de identificação com foto e Cartão SUS.
Em Artur Nogueira unidades de saúde atenderão até às 19h
A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria da Atenção Básica, criou um cronograma especial de atendimento ao público masculino de Artur Nogueira, a fim de alertar sobre a necessidade de acompanhamento médico para prevenir e tratar doenças.
Ao longo do mês de novembro, unidades de saúde terão os horários de atendimento estendidos até às 19h para alcançar essa população, de todas as idades. De acordo com a titular da pasta, Ângela Pulz Delgado, o foco é a abordagem integral da saúde dos homens, estimulando a prevenção precoce de doenças.
Por isso, entre os dias 09, 17, 22 e 30 de novembro, 12 postos oferecerão checagem de testes rápidos de HIV, Hepatite C, Hepatite B, Sífilis, aferição de pressão arterial, e teste de glicemia capilar (dextro). Também serão disponibilizados atendimentos médicos e vacinação.
“Além de se atentar para o câncer de próstata, é importante que os homens se conscientizem sobre sua saúde como um todo, inclusive na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares que ainda são as principais causas de mortalidade masculina no Brasil”, enfatizou Ângela.
A coordenadora de Atenção Básica, Soraia Cardoso, explica que a ideia é que, a partir dos testes rápidos, o paciente seja encaminhado para um médico especializado e dê início a exames específicos para a saúde do homem, como o da próstata.
“O homem tem certa resistência a procurar as unidades de saúde quando não sente nada ou quando não está doente, diferentemente da mulher. E essa ação busca criar na população masculina o hábito de cuidado e preocupação com a saúde. Queremos que as idas às unidades, como forma de prevenção, vire rotina”, disse.
CONFIRA O CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO
Plantão das 17h às 19h nos dias 09, 17, 22 e 30 nas unidades: PSF Jardim do Lago; PSF Coração Criança; PSF Sacilotto; PSF Laranjeiras; PSF Casinhas; e PSF São Vicente. Plantão das 17h às 19h nos dias 09, 17 e 30 nas unidades: PSF Bom Jardim; PSF Trabalhadores/ Ypês. Plantão das 17h às 19h nos dias 09, 17, 22 e 30 nas unidades: UBS Terezinha Vicensotti; PSF Blumenau. Plantão das 17h às 19h nos dias 09, 22 e 30 na unidade PSF Rural e plantão das 17h às 19h nos dias 17 e 30 na unidades PSF Planalto.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login