Foto de capa da notícia

Censo do IBGE é prorrogado até dezembro

O diretor de Pesquisas, Cimar Azeredo, anunciou que o IBGE vai prorrogar o término da coleta do Censo, prevendo-o para início de dezembro. De forma que seja possível entregar os resultados no final de dezembro. Desde o início da operação, em 1º de agosto, até 2 de outubro, foram recenseadas 104.445.750 pessoas, em 36.567.808 domicílios no país. 

Até o momento, 48% da população recenseada eram homens e 52% eram mulheres. “Esse total de pessoas entrevistadas corresponde a 49% da população estimada do país”, declara o gerente técnico do Censo, Luciano Duarte. Duarte destaca ainda que cerca de 2,27% dos domicílios se recusaram a responder, percentual que se espera ser reduzido até o final da operação, após aplicados todos os protocolos de insistência.

NOVOS RECENSEADORES

O Instituto está enfrentando dificuldades relativas à falta de pessoal para atuar como recenseador em determinados locais. Em todo o país, o IBGE conta com 95.448 recenseadores em ação, 52,2% do total de vagas disponíveis.

O estado com maior déficit de recenseadores é o Mato Grosso, com 36,8% do número de vagas ocupadas. Já Sergipe está com 68,8% dos postos ocupados. “Estamos pensando em novas estratégias e alternativas de recrutamento, a fim de alavancar e melhorar a produtividade nos estados com menor percentual de população recenseada”, esclarece Duarte.

Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login