Foto de capa da notícia

Pesquisa mostra que brasileiro não sabe fazer networking

Um estudo realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos (IDCE) feito com 650 executivos revela que bom relacionamento profissional não é o forte dos brasileiros. De acordo com o levantamento, 80% dos executivos atuantes em médias e grandes empresas reconhecem o networking como estratégico para o mercado de trabalho, mas não usam a ferramenta de modo eficiente.

 

A pesquisa mostrou ainda que a maioria das pessoas acredita que networking se define como uma boa rede de contatos, ou seja, conhecer várias pessoas e ser conhecido por elas. Esse conceito, segundo o professor e contador Eder Júnior, é muito simplista. “Na prática, o networking funciona quando além de conhecer as pessoas, você sabe o que elas fazem profissionalmente e as influencia de alguma forma”, explica.

 

Um dos grandes erros cometidos pelos profissionais é só usar o networking quando precisa. A construção de uma boa rede de relacionamento é um trabalho diário e é preciso tomar cuidado para não parecer oportunista. “O mercado muda muito rápido e, por isso, é importante estabelecer contatos trimestrais ou semestrais com a sua rede profissional para que as pessoas saibam que atividade você está desempenhando naquele momento”, orienta Éder.

 

Uma dica valiosa é participar de eventos, feiras e palestras que tenham como público-alvo pessoas que podem agregar valor à sua rede. “Quem não é visto, não é lembrado. Esse ditado é uma máxima que todos os profissionais deveriam ter como mantra”, afirmou.

 

Engana-se quem pensa que ter um bom networking deve ser uma preocupação apenas de empresários e empreendedores. Para se ter uma ideia, pesquisa divulgada pela consultoria The Adler Group afirma que 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações da rede de contatos.

 

 

EMPREENDA LIMEIRA

 

Uma boa oportunidade para ampliar a rede de contatos é o Empreenda Limeira que será realizado no dia 6 de outubro, a partir das 18h30, no Zarzuela. O evento, que vai reunir centenas de empresários e empreendedores de Limeira e região, trará o fundador da marca de óculos Chilli Beans, Caito Maia, para uma palestra que vai abordar dicas de vendas, de empreendedorismo e negócios. Os ingressos para o Empreenda Limeira já estão sendo vendidos e podem ser adquiridos pelo link https://bit.ly/3eSLaeP.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login