Foto de capa da notícia

Cuidados emocionais com a mãe durante a amamentação

A amamentação é um período de desafios para as mães. Por isso, companheiros, familiares e amigos devem estar atentos à saúde emocional da mulher, evitando situações que geram estresse.

O alerta é da psicóloga do Sistema Hapvida, Ivana Teles. A própria mãe também deve avaliar seu cotidiano e, se necessário, buscar ajuda de profissionais da Saúde.

Isso ocorre porque, muitas vezes, a saúde do bebê ganha prioridade. Afinal de contas, o leite materno é a principal e mais importante fonte de alimentação das crianças recém-nascidas.

A Organização Mundial de Saúde indica que essa seja a única forma de alimentação até os 6 meses de idade. O leite materno contribui para o fortalecimento da imunidade do bebê. Ainda reduz o risco de doenças futuras, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

Porém, temos que pensar também na saúde mental e emocional das mães nesse período. Ivana Teles cita que o estresse pode surgir e impactar no humor da mulher, resultando no burnout. De forma simples, burnout pode ser explicado como um período de desgaste que afeta aspectos físicos e psicológicos.

Mães cada vez mais exaustas

"Esse é um momento em que as mães vão se sentir naturalmente mais cansadas e exaustas, com todas as obrigações que precisam cumprir, como os cuidados com os filhos. Temos observado um movimento comum de mães cada vez mais exaustas. Os problemas são justamente os excessos, o que acaba gerando um prejuízo na vida dessas mulheres", cita a psicóloga.

Em parte dos casos, a exaustão física e emocional altera o humor. A mãe sinaliza demonstrando irritabilidade, tristeza e medo. "Pode surgir um sentimento de impotência, culpa, de se questionar se realmente está dando conta, o que pode desencadear na Síndrome de Burnout Materna", afirma Ivana.

"É importante que ao perceber esses sintomas, as mães peçam ajuda, busquem o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras. Sabemos que nesse período surgem alterações hormonais que irão impactar no humor. É necessário saber que não é possível dar conta de tudo, então, deixe algumas tarefas para amanhã, a saúde vem em primeiro lugar", orienta Ivana. 

Familiares e uma rede de apoio são importantes. Uma das medidas necessárias nesse quadro é estabelecer uma divisão de tarefas. O companheiro tem papel fundamental nesse momento da família. Ele deve estar preparado, pois, muitas vezes, o fim da licença paternidade, em período bem menor do que o concedido à mulher, pode ser um desencadeador do problema.

Ivana Teles

Psicóloga do Sistema Hapvida

 

 

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

Da companhia resultante da fusão entre Hapvida e NotreDame Intermédica, em 2022, foi formada a maior operadora de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, 60 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde.

Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login