Banco de Cabelos: projeto incentiva doação para pessoas em tratamento
A Câmara Municipal vai votar, na sessão ordinária de segunda-feira (19), o projeto de lei para a criação do Banco de Cabelos em Limeira. De autoria da vereadora Terezinha da Santa Casa, a medida tem como incentivo à doação para confecção de próteses capilares e perucas a serem fornecidas gratuitamente às pessoas que sofreram perda capilar total ou parcial em processo de quimioterapia, com alopecia, calvície, dentre outros problemas que causam queda de cabelo.
As perucas e próteses capilares produzidas serão distribuídas para pessoas previamente cadastradas e para aquelas que se encontram em vulnerabilidade social, vedada qualquer utilização comercial. “O Banco de Cabelos visa incentivar as pessoas para que cortem os seus cabelos e doem como gesto de amor”, destaca a parlamentar na justificativa do projeto.
“A queda de cabelo, um dos efeitos colaterais da quimioterapia, é encarado com muita dificuldade e o apoio psicológico da família e dos amigos é fundamental. Além do câncer, outros fatores levam à queda total e parcial do cabelo e as consequências também são, em muitos casos, devastadoras”, enfatiza.
Ações para melhoria da autoestima das pacientes com câncer e de outras doenças são fundamentais e têm forte influência na cura, já que cientificamente o fator emocional está relacionado com o corpo físico e influencia diretamente na imunidade do paciente. Se aprovado pelos vereadores limeirenses, o projeto vai para sanção do prefeito para se tornar lei.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login