Artur Nogueira lança programa inédito de castração animal
O Departamento de Vigilância em Zoonose de Artur Nogueira anunciou, ontem, o "Programa Municipal Permanente de Castração Animal". Com o projeto, inédito no município, cães e gatos poderão ser castrados de forma gratuita. O objetivo é promover o controle reprodutivo de cães e gatos, bem como o bem-estar animal.
O procedimento cirúrgico será realizado todas as sextas-feiras do mês - a partir de setembro deste ano -, na Unidade da Zoonose. Em um primeiro momento, a castração estará disponível apenas para cães e gatos machos. As fêmeas seguirão sendo castradas via ONG, com apoio da Prefeitura.
O benefício deverá ser estendido às fêmeas e para outros dias da semana assim que o Castramóvel, conquistado pelo Executivo Municipal, estiver apto para uso. "A princípio, serão disponibilizadas cinco vagas por sexta-feira. Todos os moradores podem se inscrever, desde que cumpram todos os pré-requisitos estabelecidos pelo departamento”, explicou a secretária de Saúde, Angela Pulz Delgado.
Angela destaca que o programa tem o objetivo de executar, aprimorar e adequar as ações de controle do aumento da população de cães e gatos em Artur Nogueira, promovendo o controle populacional desses animais e auxiliando a ONG que já realiza castrações de fêmeas na cidade.
COMO SOLICITAR
A médica veterinária Larissa Mandaio explica que o morador deverá entrar em contato com a Zoonose pelo telefone 3877-1505 para agendamento da avaliação e posteriormente o preenchimento da ficha de inscrição do tutor.
O responsável pela inscrição deve ser maior de idade e trazer os seguintes documentos: Cópia RG/CPF ou CNG; cópia do comprovante de endereço – emitido no máximo há 60 dias; comprovante de renda ou comprovante de inscrição em programas sociais ou declaração de residência.
Após o cadastramento, a ficha de inscrição será analisada e o tutor (responsável) pelo animal receberá um comunicado via telefone da Zoonose, que agendará o dia e o horário que o tutor deverá levar seu animal para a cirurgia, recebendo todas as orientações pré-cirúrgicas.
ORDEM DE PRIORIDADE
De acordo com a Zoonose, todos os munícipes podem se inscrever, no entanto, as castrações serão direcionadas, prioritariamente: aos animais pertencentes às famílias de baixa renda (renda familiar de até 03 salários mínimos ou inscritos em programas sociais); animais resgatados, que serão encaminhados à adoção, sob a tutela temporária de protetores de animais; às situações específicas que se enquadram no critério de risco à saúde (ex.: acumuladores ou pessoas em situação de vulnerabilidade), que justifiquem a necessidade de castração no âmbito da saúde pública.
A fila seguirá ordem cronológica mensal, após esses encaminhamentos serão chamados os demais munícipes. Nenhuma taxa será cobrada do munícipe para a realização do procedimento cirúrgico. O transporte e a medicação pós-cirúrgica seguem por conta do tutor do animal. O animal passará por uma avaliação clínica antes de ser realizado o procedimento e o tutor deverá assinar o termo de responsabilidade cirúrgica e anestésica.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login