Foto de capa da notícia

Alimentos industrializados e o impacto na saúde bucal

Os alimentos industrializados se mostram um dos principais vilões na saúde das pessoas. Isso inclui a saúde bucal, que tem sua qualidade afetada pelo consumo excessivo de itens como bolos, doces e refrigerantes.

O alerta é da cirurgiã dentista do Sistema Hapvida, Suyana Carneiro. O consumo deve ser equilibrado. Ela também chama a atenção para alguns tipos de frutas que, em exagero, afetam os dentes.

Confira:

Quando o açúcar é o vilão

"A alimentação ruim impacta diretamente a saúde bucal. Alimentos ricos em itens industrializados podem gerar uma grande quantidade de sódio e o organismo não recebe os nutrientes necessários para suprir o que nós precisamos, principalmente na saúde bucal. Existem muitos alimentos, como doce, biscoito, chocolate, bala, chiclete e refrigerante, que são extremamente ricos em açúcar. A bactéria transforma esse açúcar em um ácido. E esse ácido começa a destruir o esmalte do dente."

Os efeitos do desequilíbrio

"Uma das principais consequências da destruição do esmalte do dente são as cáries. Também aumentam as dores, exigindo, em alguns casos, tratamento de canal. A dor gera desconforto na polpa do dente."

Perigo no cardápio com carboidrato

"O consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos também deve ser evitado. Os carboidratos estão presentes em bolos e massas, por exemplo."

Frutas cítricas pedem equilíbrio

"Algumas frutas muito cítricas, como limão, laranja, uva e abacaxi, devem ser consumidas equilibradamente. A presença de forma exagerada na nossa dieta traz danos. Todo exagero causa prejuízo na nossa saúde e principalmente na nossa saúde bucal."

O risco de quebrar o dente

"Muitas vezes, os pacientes comem produtos industrializados, como bombom e pirulito, e isso acaba quebrando dentes. Isso também demonstra que os alimentos extremamente industrializados não trazem benefícios a nossa saúde. Se forem utilizados, o consumo deve ser feito de forma equilibrada."

 

Vá ao dentista com regularidade

Maior cavidade do corpo humano, a boca desempenha importantes funções na saúde da pessoa, como um todo. Por isso, vai além dos hábitos alimentares. É vital também na mastigação, fala e na respiração.

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. A escovação diária e o uso de fio dental contribuem para a higiene adequada.

Crianças devem ter acompanhamento dos pais nesse processo, o que ajuda a levar esse hábito para a vida toda. Os cuidados nos adultos são ampliados, levando em conta também o consumo de cigarro e a ingestão de bebida alcoólica. Assim como a alimentação desequilibrada, o fumo e o álcool prejudicam a saúde bucal.

Muitas pessoas vão ao dentista somente quando têm alguma dor. Mas a consulta regular para avaliação e higienização dos dentes evita o aparecimento de doenças no organismo.

 

Suyana Carneiro

Cirurgiã dentista do Sistema Hapvida

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login