Foto de capa da notícia

Alcoólicos Anônimos completa 75 anos no Brasil

Com mais de 6 mil grupos em todo o país e alcançando mais de 120 mil pessoas, o Grupo Alcoólicos Anônimos completa, amanhã 75 anos de atividades no Brasil. O trabalho do Décimo Segundo Passo é uma arte que se mantém ao longo dessas décadas. Alguns métodos mudaram ao longo dos anos – telefones celulares, correio eletrônico, sites no lugar de cabines telefônicas, máquinas de escrever, mas, levar a mensagem ao alcoólico que ainda sofre continua a ser o serviço básico do A.A.

Entre um de seus preceitos descritos no Livro Azul, que contém os 12 capítulos primordiais, o A.A. reforça que a experiência prática demonstra que nada garantirá tanta imunidade contra o álcool quanto o trabalho intensivo com outros alcoólicos. “Quando outras atividades não resolvem, isso funciona: observar as pessoas se recuperarem, vê-las ajudando outras, observar a solidão desaparecer, ver crescer ao se redor uma Irmandade, ter inúmeros amigos. Esta é uma experiência que você não pode perder”, disse.

O ponto básico de Alcoólicos Anônimos sempre foi a comunicação salvadora entre um alcoólico e outro. O grupo não está ligado a nenhuma religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição e não apóia nem combate quaisquer causas. “Nosso propósito primordial é mantermo-nos sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade”, destaca.

Em Limeira, um dos grupos localizados no Jardim Boa Vista, realiza suas reuniões segunda à sexta-feira, das 20h às 22h. São homens e mulheres voluntários, vindos de todas as camadas sociais, que se reúnem para alcançar e manter sobriedade, tendo como único requisito para ser membro o desejo de parar de beber.

O A.A. começou em 1935 com um corretor da bolsa de valores de Nova York e um médico cirurgião de Ohio, que haviam sido bêbados "desesperados", os quais fundaram A.A. num esforço de ajudar outros, que sofriam da doença do alcoolismo, a se recuperarem. Os 12 Passos de Alcoólicos Anônimos consistem em um conjunto de princípios, espirituais em sua natureza que se praticados como um modo de vida, podem expulsar a compulsão pelo beber destrutivo e possibilitar que o indivíduo tenha uma vida integra, feliz e útil.

“O Sucesso do programa de A.A. deve-se ao fato de que quem não está bebendo tem uma excepcional facilidade de ajudar um bebedor problema. Quando um alcoólico recuperado pelos passos, relata seus problemas com a bebida, descreve como está sua sobriedade e o que encontraram em A.A. e abordam um provável ingressante a experimentar essa possibilidade”, destaca. Para mais informações, ou buscar ajuda, basta acessar o site: https://www.aaonline.com.br/index.php.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login