De casa nova em Limeira, Center Panos se consolida no setor de artesanato
A Center Panos está de casa nova em Limeira. Instalada em 20 municípios da região, a empresa já é considerada a maior rede de franquias voltada para o setor de artesanato do Brasil. A história de sucesso da empresa está ligada ao ex-bancário Ronaldo Cordão. O empresário largou a carreira em uma agência bancária literalmente para vender sacarias e panos em geral, como de chão e de prato. Hoje, sua rede de insumos para artesanato fatura mais de R$ 23 milhões, com 46 lojas espalhadas por 36 cidades.
Ronaldo fez jus ao significado de empreendedor. Aos 30 anos de idade, um salário na casa dos R$ 30 mil e um emprego fixo, ele não estava satisfeito com a carreira. "O banco foi uma grande escola. Estava em uma situação confortável. Tinha um bom salário e toda a estabilidade que precisava. Porém, comecei a atender muitos empresários e isso aumentou o meu sonho de ter o próprio negócio. Negócios são cíclicos e eu sabia disso. Criei um colchão financeiro para ter uma maior segurança. Quando chegou a hora, anunciei a minha família que iria largar minha carreira para montar um negócio do zero. Meus pais e minha esposa ficaram loucos quando souberam", relembra.
Após sair do banco, Ronaldo mergulhou de cabeça no ramo têxtil. A experiência industrial fez com que ele optasse também pelo varejo dentro do negócio que, até então, não era próprio e sim de um ex-cliente do banco. “Vi em pouco tempo que tinha vocação para o varejo e não para a indústria. O início foi simples. Comprei uma Fiorino, enchia ela de panos e dirigia em direção a região do Bresser, na capital paulista, para vender o quanto fosse possível”, relembra Cordão sobre a experiência que deu início ao que é hoje a Center Panos, franquia conhecida como o "supermercado do artesanato".
No ano de 2012 a Center Panos já estava mais consolidada. A empresa recebia diversas propostas de armarinhos que queriam ter o know how da marca. O processo é conhecido como virada de bandeira, e aos poucos, o assunto franchising começava a ser discutido internamente. Em 2014, a marca se tornou uma franquia. Em 2016, a rede já possuía 21 lojas entre o Sul e o Sudeste do país. Hoje, aquilo que começou com a venda de panos de chão em uma Fiorino se tornou a maior rede de artesanato do Brasil.
Com 20 anos de mercado, a Center Panos se consolidou como líder do setor, sendo pioneira no sistema de franchising do país quando se fala em artesanato. A rede é a única do segmento a ser credenciada na Associação Brasileira de Franchising (ABF). Recentemente a empresa o Grupo Inovação. “A concretização deste negócio já está nos ajudando a ampliar o crescimento de nossas lojas físicas e também queremos usar essa aquisição para ampliar nossa exposição no mercado online, integrando todas as áreas de nossa rede e facilitando o acesso do consumidor, seguindo a principal tendência do varejo”, destaca.
O conceito de negócio que se pretende multiplicar pela franquia Center Panos consiste em uma loja de produtos voltados para artesanato e decoração, tais como: tecidos; armarinho; cama, mesa e banho; tintas, pintura e apliques; MDF; linhas, lãs e barbantes; colas; produtos para decoração em geral; etc. Além dos produtos, a Center Panos oferece cursos, onde seus clientes podem aprender diferentes tipos de artesanato, com professores altamente qualificados. E ainda, disponibiliza o serviço de bordado, um diferencial de muita procura.
O objetivo da empresa, fundada em Sumaré, é crescer o número de franqueados e ofertar oportunidades próprias da franqueadora, criadas para os investidores que buscam um negócio já em operação e com faturamento. Ao adquirir uma franquia, o franqueado recebe dois negócios em
um: a loja, com um variado mix de produtos, e o ateliê, para cursos de capacitação, aprimoramento de artesãos e terapia ocupacional. “Nosso negócio é completo. Ao entrar na loja o cliente encontra um mix variado, profissionais treinados e os melhores preços do segmento”, explica Cordão.
LIMEIRA
Para o franqueado da região de Limeira, Gabriel de Oliveira Ottoboni, fazer parte da rede Center Panos é um ótimo negócio, porque ele sabe que pode contar com toda uma estrutura e um atendimento impecável. “A rede é muito parceira e sempre está presente para nos ajudar no dia a dia da loja”, enfatiza Ottoboni. “Desde a escolha do ponto, software de gestão de negócios e um marketing forte”, disse.
Neste mês, a unidade inaugurou sua nova loja em um local mais amplo para atender os consumidores. Ottoboni, que acaba de renovar contrato com a franqueadora e ampliar sua loja, que passou a ter 550m², e um estacionamento próprio. “Esse era um pedido antigo dos nossos clientes, tanto um maior espaço, quanto o estacionamento. E tudo deu certo, pois estamos em um momento de maior procura por itens de artesanato”, finaliza. A loja se mudou a poucos metros de distância e agora está localizada na Rua Barão de Cascalho, 230.
“Em 2017 a chegada da rede Center Panos em Limeira já foi marcada por um grande sucesso, que trouxe centenas de pessoas para a inauguração. E neste ano, comemoramos a renovação de nosso contrato de franquia por mais 5 anos. O que prova que estamos no caminho certo. Ao longo destes anos, a unidade foi acumulando resultados positivos e nosso franqueado, junto a equipe de Consultoria de Campo da rede, observando o mercado, notaram a necessidade de crescimento de ponto para exposição de seus produtos, aumento de espaço de aula, entre outras questões que trariam mais conforto ao seu cliente. Vale ressaltar, que todo êxito da unidade também tem grande parcela do nosso franqueado que é um case para rede, ele é advogado e mostrou ser um excelente administrador, que com o apoio da nossa equipe de implantação, consultoria e marketing inaugurou recentemente seu novo endereço, seguindo a nova comunicação visual da franquia, com espaço maior para melhor exposição de seus produtos, ateliê que passa a acomodar mais alunos e um grande diferencial para o conforto de seus clientes: um amplo estacionamento”, disse Ronaldo Cordão em entrevista para a Gazeta.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login