Presidente fala sobre a inovação da Poty: “foi preciso ultrapassar barreiras tradicionais nos modelos de negócios”
A história da Poty começou nos anos 50 e hoje já é uma das mais modernas indústrias brasileiras de bebidas. A marca é líder de mercado em várias regiões do Estado. Com a matriz em Potirendaba, a empresa ainda conta com outros Centros de Distribuição espalhados por sua área de atuação. Conquistando, ano após ano, o reconhecimento de diversas organizações, comunidades e parceiros, a Poty coleciona prêmios de destaque, entre eles, de Melhor empresa com práticas sustentáveis, Melhor empresa do segmento indústria e Empresa do ano pela LIDE São José do Rio Preto.
Com mais de mil colaboradores, hoje a marca possui um mix de mais de 90 produtos como refrigerantes, água, sucos, chás, isotônico e energético, além de destilados e cervejas. “Somos uma empresa de muita tradição e ousadia e buscamos um crescimento sustentável. Nossa preocupação é inovar sempre e por isso investimos em novos equipamentos, processos e gestão com o objetivo de fazer produtos cada vez mais saborosos e saudáveis”, afirma José Luiz Franzotti, presidente da Bebidas Poty.
A preocupação com a qualidade é um dos diferenciais da Bebidas Poty. Todos os procedimentos e processos seguem o Sistema de Gestão Integrado (SGI) implantado e constantemente auditado pelas certificações ISO 9001:2015 (Gestão da Qualidade), ISO 14001:2105 (Gestão Ambiental) e FSSC 22000 (Segurança Alimentar). A empresa foi a primeira indústria brasileira de bebidas não alcoólicas a assinar o Termo de Compromisso de Logística Reversa implantado no estado de São Paulo desde 2014. A empresa 100% legal recicla o equivalente a todas as embalagens PET que coloca no mercado.
“Chegamos aos 70 anos, o que é uma marca importante que nos traz muita alegria e orgulho. É um momento que enche nossos corações de gratidão para com todos que fazem parte da vida da empresa. Nossa família, amigos, parceiros de negócios, clientes, consumidores e colaboradores são parte desta história que muito nos orgulha”, afirma Franzotti.
Em entrevista para a Gazeta, Franzotti destacou o trabalho sustentável da empresa, ações sociais e o empenho dos colaboradores. “Acredito que estudar com profundidade o mercado de atuação do seu negócio, planejar, inovar e ousar, são atitudes que nos levam ao sucesso”, destaca.
Confira a entrevista na íntegra:
Em 2021, a Poty completou 70 anos no Brasil. Conte um pouco sobre a história da empresa.
Ao completar 70 anos de existência em 2021 a Poty consolidou-se como uma das mais tradicionais e sólidas empresas no Brasil. O início das atividades foi em 1951, com uma modesta fábrica no centro da cidade de Potirendaba (SP). Hoje a marca é líder de mercado em várias regiões do Estado de São Paulo. Tem quase mil colaboradores e um mix de quase 100 produtos como refrigerantes, água, sucos, chás, isotônico e energético, além de cervejas. Somos uma empresa de muita tradição e ousadia e buscamos um crescimento sustentável. Nossa preocupação é inovar sempre e por isso investimos em novos equipamentos, processos e gestão com o objetivo de fazer produtos cada vez mais saborosos e saudáveis.
A empresa vai além do refrigerante. Quais as principais áreas de atuação?
As empresas Cervejaria Trieste, a Sabores Vegetais do Brasil localizada em Manaus (AM), a PotiLog e a Poty Ambiental também integram a Poty. Temos ainda Centros de Distribuição nas mais importantes cidades do interior paulista, além de representantes na capital, São Paulo, e em outras capitais brasileiras. Os produtos são comercializados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul em mais de 24 mil postos de venda.
A pandemia adaptou o consumo dos brasileiros para o e-commerce, como foi essa transição para a Poty?
A pandemia foi o momento em que a expressão “inovação disruptiva” deixou de ser apenas um conceito da moda para transformar-se em uma atitude urgente e necessária para a sobrevivência das empresas. Em síntese, foi preciso mudar comportamentos e ultrapassar barreiras tradicionais nos modelos de negócios. Nós da Poty buscamos soluções na tecnologia e na valorização das relações humanas para superar os obstáculos. A tecnologia nos trouxe novas ferramentas como aplicativos de vendas mais eficazes e portais B2B que foram criados para maior aproximação com o cliente varejista. Também criamos novos produtos e antecipamos lançamentos de bebidas diferenciadas como forma de atingir novos públicos consumidores.
A Poty prioriza a sustentabilidade, principalmente a reciclagem. Fale sobre esses investimentos.
A Poty tem realizado ações de sustentabilidade há anos. Vale lembrar que fomos a primeira indústria brasileira de bebidas a assinar em São Paulo o Termo de Compromisso de Logística Reversa. Isso foi em 2014. Hoje reciclamos o equivalente a 100% das embalagens PET que colocamos no mercado, o que é um caso raro no Brasil. A questão da sustentabilidade passará, inclusive, a fazer parte do nosso planejamento estratégico, que é um programa amplo e profundo que prevê as nossas ações de crescimento até 2025. Nossas metas são trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fomentando o tripé da Sustentabilidade baseado nos três princípios: social, ambiental e econômico.
A empresa também foca em ações sociais de incentivo à cultura e ao esporte, quais os principais projetos?
O esporte sempre esteve no DNA da empresa. Praticar esportes é uma forma de buscar o bem estar e a saúde, que são valores que também apoiamos. Nesta temporada 2022, apoiamos times da capital como o Palmeiras e Corinthians e times de futebol de outras cidades paulistas, além de equipes de basquete, equipes de rugby, equoterapia, hipismo, Projeto Rota Caipira Cicloturismo e Kartódromo Internacional de Birigui. Em relação a iniciativas sociais e culturais também procuramos incentivar porque é uma forma saudável e simpática de estabelecer laços com a população e promover a valorização dos cidadãos.
Além da sede em Potirendaba, a empresa opera em centros de distribuição opera em todo o Brasil? E no exterior?
Os produtos da Poty são comercializados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A matriz da empresa fica em Potirendaba onde estão instalados o parque industrial e um Centro de Distribuição. A Poty conta com sete Centros de Distribuição, localizados em regiões estratégicas de sua área de atuação, para atender o cliente com agilidade na entrega e excelência em serviço.
Qual expectativa de expansão da Poty?
A Poty trabalha dentro de um planejamento estratégico que prevê nossa expansão até 2025. Estamos chegando a 15 linhas de produção, sendo 14 delas operando e outra, a linha asséptica, que entrará em atividade em breve, o que nos dará uma capacidade de produção de 15 milhões de pacotes/mês. Já somos quase mil pessoas que, diariamente, realizam algo admirável que é elevar a empresa a patamares cada vez mais altos de excelência. São estas pessoas, dignas e comprometidas que fazem a Poty alcançar uma posição de destaque entre as indústrias brasileiras de bebidas.
Para quem quer empreender nesse ramo, qual conselho os principais gestores dariam aos novos empresários de Limeira?
Fé e trabalho são dois dos nossos pilares. Acredito que estudar com profundidade o mercado de atuação do seu negócio, planejar, inovar e ousar, são atitudes que nos levam ao sucesso.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login