Morre o Cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo
Faleceu nesta segunda-feira, o arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes. Ele morreu aos 87 anos, em sua residência, na zona Sul de capital paulista, onde permanecia, a seu pedido, em cuidados paliativos após um quadro irreversível de câncer no pulmão. Os ritos fúnebres se estenderão até quarta-feira, quando haverá a missa de encomendação, seguida de sepultamento, na Cripta da Catedral da Sé.
Segundo a Canção Nova, nascido em Salvador do Sul (RS) no dia 8 de agosto de 1934, entrou para a Ordem Franciscana dos Frades Menores, recebendo a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1976. “Agradecemos a Deus o dom da vida de Dom Cláudio para a Igreja do Brasil e do mundo. Somos gratos também por todo acolhimento e amizade para com a Comunidade Canção Nova durante todo seu ministério episcopal”, informa a nota.
Hummes foi nomeado Bispo diocesano de Santo André (SP) em 1975, Arcebispo de Fortaleza (CE) em 1986 e Arcebispo de São Paulo em 1998. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero.
De volta ao Brasil, foi nomeado Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cargo que exerceu até março de 2022. Em 2014, ajudou a criar a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), da qual foi o primeiro Presidente. Foi Relator-geral do Sínodo para a Amazônia, em 2019, e, de julho de 2020 a março de 2022, presidiu a recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login