Uma em cada quatro pessoas sofre de “Olho Seco”
Segundo o monitoramento da Vision Needs, estima-se que uma em cada quatro pessoas no mundo apresente sintomas de Olho Seco: sensação de areia nos olhos, vermelhidão, lacrimejamento, coceira, ardência, visão embaçada, desconforto e olhos cansados. Apesar de algo comum, muita gente não sabe que essas sensações têm um nome, um diagnóstico e um tratamento.
A doença tem efeitos significativos na função visual, produtividade e qualidade de vida. Isso porque, os sintomas são: sensação de areia nos olhos, ardência, vermelhidão, fotofobia e visão embaçada. A disfunção é uma alteração na quantidade ou qualidade de uma das três camadas da lágrima formada por água, gordura e muco.
Ela pode ser desencadeada pelo estilo de vida ou fatores ambientais, como tempo de tela, clima seco, exposição ao ar-condicionado e direção noturna, trazendo um impacto significativo no dia a dia dos pacientes. Outros fatores como envelhecimento, menopausa, cirurgia oftalmológica, uso de lentes de contato e uso de determinados medicamentos podem levar ao seu aparecimento.
“O Olho Seco pode ser cuidado e controlado, especialmente se a doença for diagnosticada rapidamente. Por isso é muito importante que o paciente procure um oftalmologista periodicamente ou assim que tiver algum sintoma de desconforto”, alerta o oftalmologista Gustavo Gubert.
Frequentemente confundida com infecções, inflamações ou alergias oculares, a doença acontece quando a lágrima perde sua qualidade e quantidade – o que define os três tipos de Olho Seco (por evaporação, deficiência de lágrima aquosa ou olho seco misto).
O Olho Seco por evaporação é relacionado à disfunção das glândulas de Meibomius e ao uso de lentes de contat. Já o Olho Seco por deficiência de lágrima aquosa está ligado à diminuição da produção lacrimal associada às alterações hormonais e ao uso de medicamentos. Por fim, o Olho Seco misto acontece devido a uma mistura dos dois tipos anteriores. Nesse caso, a quantidade de lágrimas produzidas é reduzida e ao mesmo tempo elas são de baixa qualidade. Em qualquer situação de desconforto nos olhos, o ideal é procurar um especialista.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login