Descarte irregular em córrego gera transtorno no Jardim Caieras
A falta de manutenção no entorno do córrego localizado ao lado do Centro Infantil vem causando transtorno a moradores e direção da unidade escolar do Jardim Caieiras. A demanda foi encaminhada aos vereadores da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo que estiveram no local averiguando a situação.
O descarte irregular de entulho, móveis e até de animais mortos é feito no local. O acúmulo de lixo também vem propiciando a incidência de escorpiões e mosquitos e coloca em risco as crianças do centro. Outro problema apresentado é com relação à iluminação. As demandas foram apresentadas pela diretora do Centro Infantil, Leia Alves Barbosa Cesário, pela coordenadora Bruna Raquel dos Santos Domingos, e pela moradora Eliane Batista.
A diretora do Centro Infantil, Leia Alves Barbosa Cesário informou que que ali é uma área perigosa durante o dia, pois indivíduos mal-intencionados se escondem na vegetação e abordam passageiros que aguardam no ponto de ônibus que fica em frente ao córrego e, segundo ela, à noite é ainda mais perigoso.
“Pessoas usam drogas neste local e também jogam coisas na escola. Por ser muito escuro e pelo muro ser baixo, nossa escola já foi invadida várias vezes, já roubaram toda nossa fiação e até geladeira”, contou. Dentre os pedidos realizados pelas munícipes, estão a implantação de iluminação na passagem ao lado do córrego, a construção e reforma do calçamento, a viabilidade de cercamento e a limpeza do local.
A visita foi realizada pelos vereadores Helder do Táxi (MDB), Ceará (Republicanos), e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania). Também acompanharam o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Rogério Mesquita, pelo diretor de Serviços Públicos, Gabriel Soares, e pelo fiscal, Artur Júnior dos Santos, ambos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Sobre a iluminação, o diretor de Serviços Públicos, Gabriel Soares propôs a colocação de refletores na própria escola, voltados para a passagem, para que eles fiquem em uma boa altura e protegidos da ação de vândalos. A sugestão é que a instalação seja feita pela Secretaria Municipal de Educação. Com relação à limpeza, disse que já foi feita há alguns dias e que será feita novamente ainda essa semana. Sobre o calçamento, ele afirmou que é preciso um estudo para verificar a possibilidade.
Para verificar se está ocorrendo vazamento de esgoto, o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Rogério Mesquita disse que solicitou, ainda durante a visita, que técnicos da Concessionária BRK façam uma inspeção no local para verificar se há lançamento de esgoto ou não, mas que provavelmente trata-se de água parada devido ao acúmulo de lixo descartado incorretamente, e que a limpeza que será feita pela Secretaria de Obras “certamente resolverá o problema”.
Segundo informações da Câmara Municipal, os vereadores também pediram a instalação de placas alertando sobre a proibição de jogar entulho e lixo no local, como forma de educar e coibir o descarte irregular.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login