Foto de capa da notícia

Pandemia faz nota de matemática ser pior da série histórica de Saresp

Estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual paulista tiveram as piores notas em Matemática na série histórica da avaliação do governo de São Paulo. Os dados, divulgados na quarta-feira, evidenciam como a pandemia causou prejuízos ao ensino. As provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) foram feitas em dezembro por mais de 642 mil alunos do 5º e 9º anos do fundamental e da 3ª série do ensino médio. A última prova havia sido em 2019.

Segundo o Saresp, a queda de rendimento ocorreu em todas as séries avaliadas, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática. O desempenho no ensino médio, que já vinha em redução desde 2018, despencou. A maioria dos estudantes do 3.º ano do ensino médio (58,7%) saiu da escola estadual em 2021 sem saber o básico de Matemática, com defasagem de quase seis anos.

Em Língua Portuguesa, os resultados também despencaram em relação a 2019 e foram semelhantes aos de 2013. Alunos do ensino médio deixaram a escola com desempenho que seria adequado para um aluno quase cinco anos mais jovem.

Segundo o secretário da Educação, Rossieli Soares, a queda no desempenho durante a pandemia já era esperada. "O ensino médio estava no fundo do poço, e a pandemia mostrou que pode piorar", disse ele ontem sobre os resultados do Saresp. Como estratégias, ele citou o redesenho de materiais oferecidos aos estudantes e aulas de reforço. Destacou ainda ser preciso priorizar no currículo aprendizados elementares e projetos de reagrupamento de alunos para atividades de recuperação.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login