Foto de capa da notícia

FGTS pode ser usado para abater prestações de imóveis

 

 

Especialista explica que saldo pode ser utilizado para reduzir parcelas

 

 

 

Brasileiros que possuem financiamento habitacional, em sua grande maioria pelo SFH (Sistema Financeiro Habitacional) e beneficiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, utilizam o FGTS na compra do imóvel e acreditam que só podem fazer o uso dos valores do FGTS após três anos. Segundo a Perita Bancária de Limeira, Daniele Cardoso, a informação não procede.

 

O trabalhador pode utilizar o FGTS não só na aquisição do imóvel, mas os valores da conta do FGTS podem ser usados para auxiliar o mutuário a quitar a dívida do financiamento de acordo com sua realidade financeira. Ele tem o direito de amortizar e/ou liquidar o saldo devedor, bem como pagar um percentual da parcela do financiamento. Essa medida foi aprovada ano passado pelo Conselho Curador do Fundo.

 

Se caso a pessoa utilizou o seu FGTS para comprar seu imóvel e ainda possui saldo, ele pode ser utilizado para reduzir a parcela do financiamento. “Porém a maioria dos brasileiros, quando consulta as opções é orientado a amortizar seu saldo devedor, daqui 20 a 30 anos, mas na realidade neste momento de pandemia, onde a maioria está tentando se reajustar, reduzir custos e controlar o orçamento, ter esta informação vale ouro”, destaca.

 

A profissional explica o processo. “Se você possui um saldo de FGTS, e tem uma prestação de R$ 1.000,00 por exemplo, você pode solicitar a amortização de até 80% reduzindo as próximas 12 prestações para R$ 200,00 (neste caso depende do seu saldo no FGTS), ou seja, você consegue ter uma “folga” no orçamento utilizando um saldo em conta que está parado e não consegue resgatar”, disse.

 

Para solicitar este tipo de amortização é necessário conferir as regras das agências bancárias e entrar em contato pela Central de Atendimento, onde geralmente é feito tudo de forma eletrônica. “Com certeza não será fácil, porque o banco não quer que você amortize seu saldo devedor, afinal ele vive dos juros, e mesmo que seja um pouco difícil conseguir as informações e pedir a quitação e amortização via FGTS, lembre-se dos benefícios. Se você possui saldo no FGTS, tem financiamento de imóvel residencial, provavelmente você pode ter um alivio em 2022”, informa.

 

COM FOTOS: Divulgação

Legenda: Daniele Cardoso é perita bancária em Limeira

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login