Comicin debate importância da educação bilíngue de surdos
Em agosto de 2021, foi sancionada a Educação Bilíngue de Surdos na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394, de 1996) como uma modalidade de ensino independente — antes incluída como parte da educação especial.
Entende-se como educação bilíngue aquela que tem a língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda.
Tratando sobre a importância deste tema na educação de Limeira, o Comicin (Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro), recebeu em sua sede, na última quinta-feira (10), a professora bilíngue Marcela Totolo para falar a respeito de surdez, identidade e cultura surda, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), bem como sobre a luta dos surdos pelo acesso à informação e à educação em sua própria língua.
Atendendo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), a CEIEF (Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Rafael Affonso Leite se tornou escola bilíngue, que acolhe essa a população limeirense desde a educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental. Na prática, os alunos surdos têm o conteúdo curricular trabalhado na Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e eles também aprendem o português, como segunda língua.
Os alunos matriculados que estudam na unidade são divididos em turmas, conforme a idade. Os professores fluentes em Libras atuam com as crianças somente na língua de sinais. Antes disso, os estudantes surdos participavam das aulas juntos dos demais alunos com a ajuda de intérpretes.
A presidente do Comicin, Dirce Prado junto aos conselheiros e parceiros Dr. José Benedito de Barros - advogado consultor em parceria do conselho, buscou um estudo sobre a referida temática no intuito de conhecer e atender à comunidade surda negra, com a iniciativa de uma formação de representantes para conhecer mais sobre surdez e educação de surdos.
Durante a reunião, foi realizada a formação dos conselheiros e parceiros do Comicin contando com a presença de convidados como a assistente social Josiane Aparecida Gomes do médico cardiologista Dr. Fausto Antônio de Paula. O Conselho Municipal dos Direitos e Interesses do Cidadão Negro, foi criado para promover a igualdade racial inserindo o cidadão negro na sociedade por meio da educação e cultura. Todas as atividades podem ser acompanhadas no Facebook do Conselho através do link: https://www.facebook.com/comicindcab.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login