Segmento de alimentação registra aumento de 17,7% e contribui para retomada de franquias
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de divulgar os dados consolidados do balanço do desempenho do setor de franquias em 2021 nesta quarta-feira, 16. Pela compilação do 4º trimestre, os dados mostraram uma recuperação acima das expectativas, registrando um aumento de 5% ante o mesmo período de 2020. O termo "franchising" é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado).
Em maior projeção, o balanço do faturamento total do mercado de franquias passou de R$ 167 bilhões em 2020 para R$ 185 bilhões em 2021, crescimento agressivo de 10,7%. A retomada do franchising, ainda que de forma moderada, favoreceu o segmento de alimentação, que engloba o de comércio e distribuição e food service, que registrou um aumento de 17,7% no faturamento.
Segundo a ABF, entre os fatores que colaboraram para o bom desempenho do setor estão a flexibilização ou suspensão das medidas restritivas de distanciamento social e também a digitalização das redes. No cômputo deste resultado, entra também o esforço das franqueadoras para continuar expandindo, seja através da oferta de formatos de negócios mais enxutos, aqueles que requerem um investimento menor, ou pelo lançamento de novas marcas e produtos.
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