Região inicia campanha de vacinação infantil contra a Covid-19
As cidades da região já anunciaram o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 para crianças de cinco a 11 anos com comorbidades ou deficiências. Em Limeira, a imunização das crianças acontecerá, exclusivamente, em cinco pontos: UBSs Abílio Pedro, Nova Suíça, Novo Horizonte, Graminha e Nova Limeira, das 8h às 16h, sem pausa para o almoço.
Esses locais não vacinarão a população acima de 12 anos. Para esse público, a vacinação acontecerá nas UBSs Dores 1, Morro Azul, Planalto, Aeroporto, Cecap, Nova Europa, Hipólito 1 e Rubi, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já a vacinação de rotina de crianças e adultos será concentrada na Vigilância Epidemiológica, também das 8h às 12h e das 13h às 16h.
“Decidimos fazer essas mudanças nos pontos de imunização devido à complexidade que envolve a vacinação das crianças e para garantir a segurança na imunização delas”, explica o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari. Além disso, segundo ele, a pasta realizará plantões aos sábados, em unidades específicas, também para ampliar a imunização das crianças.
Para se imunizar, elas devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis com o CPF (da criança e do adulto), cartão SUS, comprovante de residência, carteira de vacinação e declaração de comorbidade ou deficiência e termo de consentimento (disponíveis em www.limeira.sp.gov.br/vacinacao). A Secretaria de Saúde recomenda que os pais e responsáveis cadastrem as crianças previamente no Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br).
O município recebeu ontem 1.370 doses da Pfizer pediátrica – é o 84º lote que Limeira recebe ao todo. “Fomos informados pela manhã que iríamos receber essas doses, que chegaram por volta das 13h em Limeira. Imediatamente nos reunimos para definir os últimos detalhes da imunização, tendo em vista o estoque de vacinas e as regras do Plano Estadual de Imunização”, ressalta Ferrari.
CORDEIRÓPOLIS
Cordeirópolis recebeu, ontem a primeira remessa com 130 doses dos imunobiológicos destinados para crianças de 5 a 11 anos. Ao todo 2.026 crianças estão aptas para receber a primeira dose, porém neste momento o grupo prioritário são os deficientes, crianças portadoras das doenças elencadas pelo Ministério da Saúde ou que tenham 11 anos completos sem comorbidades.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Nayara Bellini explica que no caso da imunização do público infantil, a orientação é que sejam criadas alternativas distintas dos adultos, pois embora o imunizante seja do mesmo fabricante, sua apresentação, dosagem e composição são diferentes do imunizante utilizado para maiores de 12 anos. "Além da formulação pediátrica ser diferente dos adultos, o intervalo de duas doses para completar o esquema vacinal será de dois meses", reforça a coordenadora.
O envio de novas doses é feito pelo Ministério da Saúde de forma gradativa, chama atenção a secretária de Saúde Jordana Cassetário. "Estamos vivendo o mesmo momento de um ano atrás, que é o envio de remessas abaixo do necessário para fazer grandes avanços. Diante desse fato, precisamos eleger prioridades dentro das prioridades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19" relatou a secretária.
ENGENHEIRO COELHO
Com a chegada das primeiras doses, a previsão é que a vacinação comece hoje. Durante a última semana, as equipes da VISA receberam um treinamento para aplicação das doses, que foi feito de forma on-line pela Secretaria Estadual da Saúde.
Nesta primeira etapa da campanha de vacinação infantil, o Plano Estadual de Imunização recomenda que sejam priorizadas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas.
A lista das comorbidades é definida pelo Ministério da Saúde. Pais e responsáveis precisam apresentar nos postos de vacinação comprovantes como exames ou qualquer prescrição médica. Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também poderão ser utilizados para a vacinação.
IRACEMÁPOLIS
A Prefeitura informou que a cidade já vem recomendando o pré-cadastro para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 no Estado de São Paulo está liberado pelo site: https://vacinaja.sp.gov.br/ . Os responsáveis podem preencher o formulário com os dados pessoais da criança, como foi realizado nas faixas etárias anteriores. O objetivo é agilizar o atendimento para quando a imunização começar. Nesta terça-feira, mais informações serão divulgadas sobre o início da campanha.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login