ConoranaVac é liberada para vacinação em crianças
Foi aprovada nesta quinta-feira a ampliação de uso da vacina CoronaVac para crianças. A autorização de uso emergencial para a inclusão de nova faixa etária em bula foi concedida especificamente para o público entre 6 e 17 anos, não imunocomprometidos, baseada em estudos realizados em diversos países, como China e Chile, e apresentados pelo Instituto Butantã no processo.
A aprovação para o público de 6 a 17 anos no Brasil foi condicionada ao monitoramento constante e comunicação dos eventos adversos que venham a ser registrados e à manutenção de um plano de gerenciamento para minimizar riscos, que contemple a execução de estudos de segurança pós-autorização.
O Governador João Doria confirmou, nesta tarde, o prazo de três semanas para aplicação da dose inicial contra a Covid-19 em todas as crianças de São Paulo. Haverá uso imediato de 8 milhões de doses da Coronavac para todos os municípios paulistas. Outras 7 milhões de vacinas serão oferecidas a outros estados que tiverem interesse no imunizante do Instituto Butantan.
As primeiras aplicações infantis com a Coronavac começaram hoje mesmo às 14h38 na vacinação de Caetano de Jesus Martins Moreira, de 9 anos, e Camila Pastore, de 10, na escola estadual Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste da capital com a participação e coletiva de imprensa com o governador. Também nesta quinta, Doria apresentou o calendário detalhado de vacinação infantil contra a Covid-19. Até o dia 10 de fevereiro, 850 mil crianças com comorbidades e deficiências, além de indígenas e quilombolas de 5 a 11 anos podem tomar a primeira dose.
Limeira amplia imunização e pais poderão optar entre os imunizantes
A partir dessa sexta-feira (21), a imunização contra a Covid-19 será ampliada em Limeira para as crianças com 11 anos em geral – ou seja, sem comorbidades ou deficiência. Além disso, com a autorização, os pais das crianças de 6 a 11 anos poderão escolher entre a CoronaVac ou a Pfizer. Para crianças de 5 anos, somente a Pfizer está autorizada para ser aplicada.
A imunização das crianças acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas UBSs Abílio Pedro, Nova Suíça, Novo Horizonte, Graminha e Nova Limeira. Elas devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis com o CPF (da criança e do adulto), cartão SUS, comprovante de residência, carteira de vacinação e termo de consentimento (disponível em www.limeira.sp.gov.br/vacinacao).
O secretário de Saúde, Alexandre Ferrari reforça a necessidade de os pais seguirem a recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde de que seja respeitado um intervalo de 15 dias entre a vacina contra a Covid-19 e as vacinas de rotina. A Secretaria de Saúde recomenda que os pais e responsáveis cadastrem as crianças previamente no Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br) para agilizar o procedimento.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login