Foto de capa da notícia

Alesp dá aval a projetos que viabilizam a tecnologia 5G e novos trens

Nesta terça-feira (07), comissões da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deram aval aos PLs 785/2021 e 786/2021, que preveem a criação do Programa Conecta SP e a aquisição de novos trens para as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, respectivamente. Os projetos poderão ser analisados em Plenário em sessão extraordinária nesta semana.

Segundo o texto, o Projeto de Lei 785/2021 estimula a implantação de tecnologias de conectividade móvel no Estado de São Paulo, com o objetivo de viabilizar a chegada e adaptação da tecnologia de quinta geração (5G) nos municípios do Estado proporcionando um melhor ambiente de desenvolvimento da economia digital.

A tecnologia do 5G já foi lançada comercialmente no Brasil e deve ganhar mais força a partir de 2022 com as novas radiofrequências. Entre suas principais características estão a altíssima velocidade de transmissão de dados e baixa latência.

Já o Projeto de Lei 786/2021 pretende realizar a contratação de operações de crédito com bancos nacionais e internacionais para a aquisição de 44 novos trens - 22 destinados à expansão da Linha 2-Verde e 22 para as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha. De acordo com o texto, a previsão é de um investimento na casa dos US$ 721 milhões, o equivalente a R$ 4 bilhões, na conversão atual.

Além disso, de acordo com o projeto, o investimento vai ajudar mais de 1 milhão de passageiros provenientes dos bairros mais vulneráveis da cidade de São Paulo, com alta geração de empregos e com alto potencial de redução de gases do efeito estufa.

Das 13 emendas do projeto, apenas uma foi aprovada. De autoria do deputado Vinícius Camarinha (PSB), a emenda visa aprimorar a redação da propositura original, especificando de forma mais clara que a Linha 2-Verde, administrada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, irá receber as melhorias oriundas da operação de crédito.

 

(Congresso de Comissões)

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login