Foto de capa da notícia

Ministério da Saúde anuncia dose de reforço para população acima de 18 anos

Com o slogan "Proteção pela metade não é proteção", o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, lançou a campanha Mega Vacinação, que tem como público-alvo toda a população adulta. Agora, a dose de reforço contra o novo coronavírus pode ser aplicada em todas as pessoas maiores de 18 anos e que tenham tomado a segunda dose há, pelo menos, cinco meses.

Segundo o Governo Federal, a recomendação vale para todos os imunizantes usados na campanha. “Essa orientação é baseada em pesquisas científicas que apontam uma queda na resposta imune, principalmente, a partir do quinto mês após a segunda dose”, informou. A dose de reforço será feita preferencialmente com a vacina da Pfizer. Na falta desse imunizante, pode ser aplicada a Astrazeneca ou Janssen.

VACINA DA JANSSEN

O Ministério da Saúde atualizou a recomendação quanto à vacina da Janssen, aplicada anteriormente como dose única. A partir de agora, uma segunda dose da Janssen será aplicada com intervalo de oito semanas após a primeira. Após concluir o ciclo vacinal, uma dose de reforço será aplicada respeitando o prazo de cinco meses recomendado pelo ministério.

"Quem tomou a Janssen completará o esquema vacinal. Embora seja de dose única, compete a nós [Ministério da Saúde] as definições. A pessoa tomará duas doses, em um intervalo de dois meses", completou a Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo.

CAMPANHA

Neste sábado (20), a campanha terá uma mobilização nacional para reforçar a importância da população completar o ciclo vacinal, ou seja, tomar as duas doses, mesmo após o prazo recomendado pelos fabricantes das vacinas. Além disso, quem já está no momento de tomar a dose de reforço, não pode perder tempo. Isso porque a campanha também chama a atenção para a necessidade de reforçar a imunidade contra a doença.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login