Contratação de temporários no comércio será a melhor em 8 anos
Aumento da circulação de consumidores faz CNC projetar a criação de 94,2 mil postos de trabalho no varejo em 2021
O avanço da vacinação e o consequente aumento da circulação de consumidores deverão fazer com que o Natal de 2021 registre a maior oferta de vagas temporárias para o período nos últimos oito anos. De acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é que haja a contratação de 94,2 mil trabalhadores para atender ao aumento sazonal das vendas neste fim de ano. A entidade prevê ainda aumento de 3,8% nas vendas natalinas, em comparação com o ano passado.
Os maiores volumes de contratações deverão acontecer nos segmentos de vestuário (57,91 mil vagas) e de hiper e supermercados (18,99 mil). Fabio Bentes, economista da CNC responsável pelo estudo, lembra que as lojas de vestuário, acessórios e calçados são, historicamente, as que respondem pela maior parte dos empregos temporários neste período do ano. “Enquanto o faturamento do varejo cresce em média 34% na passagem de novembro para dezembro, no segmento de vestuário o faturamento costuma subir 90%”, ressalta Bentes.
LIMEIRA
A contratação de funcionários temporários já foi iniciada graças ao aquecimento das vendas e o horário estendido do comércio para as festas de Fim de Ano. Após quase dois anos de instabilidade e crise causada pela COVID-19, aqui, a economia também começa a caminhar para sua melhora e a contratação de temporários representa uma oportunidade de renda para diversos trabalhadores que estão desempregados.
Segundo os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em setembro, Limeira já apresentou um saldo positivo em contratações, sendo que os setores que mais contrataram foram: o comércio com 1.080 vagas, indústria com 966 e a construção com 195. No total, com a soma de todos os setores, a cidade registrou um saldo positivo de 229 novas vagas de emprego.
“Nossa expectativa é bem otimista para este fim de ano, pois Limeira já está vindo de um crescimento mês a mês, na espera de mais vendas e mais funcionários. Depois que as lojas começaram a trabalhar normalmente já estão repondo os seus estoques, para poder atender a população”, comenta o presidente da Acil, José Mário Bozza Gazzetta.
Ele ainda aponta que o brasileiro está passando por um momento muito bom, em relação à contenção da pandemia e isto está fazendo toda a diferença. “Nós temos estudos que dizem que mesmo quando a inflação era baixa e tínhamos mais produtos sendo ofertados no mercado, não tínhamos um movimento expressivo no comércio. Agora, com a melhora da pandemia, mesmo com a inflação mais elevada e o reajuste nos preços, as pessoas voltaram a movimentar o setor com a liberdade de escolherem aonde realizar suas compras, e isto deve refletir positivamente nas vendas. ”
Gisele Moreira, proprietária da loja Gi Calçados, contava com cinco funcionárias e, já prevendo o aumento das vendas para o Natal, contratou mais duas. “Uma delas já está em treinamento e a outra está começando hoje. No ano passado, também precisamos contratar duas, sendo que uma foi efetivada e continua conosco até hoje”, diz.
//////////BOX///////
Horário especial do comércio
Em novembro as lojas limeirenses já começam a operar em horários estendidos em datas específicas. Hoje as lojas atendem das 9h às 18h. Já na semana da Black Friday, na sexta-feira (26) o atendimento será das 9h às 22h e no sábado (27), das 9h às 18h.
Válido ressaltar que este horário é facultativo ao empresário, que pode optar pelo melhor período de atendimento para seu estabelecimento, respeitando as normas vigentes da CLT e dos contratos de seus colaboradores. As lojas também devem continuar a empregar as medidas de segurança contra a Covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel 70%.
Foto: divulgação
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login