Com aumento de acidentes, Elektro reforça cuidados com rede elétrica
O número de acidentes envolvendo rede elétrica aumentou. Segundo a Neoenergia Elektro, de janeiro a outubro deste ano, triplicaram os registros deste tipo de acidente. A empresa alerta para os cuidados nas ruas, principalmente condutores de veículos de grande porte, como caminhões e carretas, por exemplo, que devem ter atenção redobrada para evitar atingir cabos e equipamentos.
No caso de caminhões basculantes ou guindautos, deve-se evitar fazer manobras sob a rede elétrica, afastando-se antes de utilizar a caçamba do veículo ou o braço articulado. Essa recomendação é para prevenir que partes do veículo encostem nos cabos elétricos. “Com informação e cuidados simples no dia a dia, é possível prevenir acidentes. Apenas profissionais qualificados devem fazer intervenções na rede elétrica, seguindo os protocolos de segurança. Nas ruas, as pessoas devem redobrar a atenção para evitar encostar em cabos e equipamentos com objetos e veículos, verificando a altura dos materiais que estão transportando e os locais onde vão estacionar e realizar manobras”, orienta Guilherme Mafra, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Elektro.
Além dos cuidados com os componentes dos veículos, é necessário ficar alerta aos materiais transportados. O indicado é não transportar objetos na vertical, e sim na horizontal, evitando que eles fiquem na mesma altura que a rede elétrica. Essa orientação vale para todos os tipos de objetos, principalmente para os que são feitos de materiais condutores de eletricidade, como os metálicos.
A empresa ainda recomenda atitudes preventivas na hora da descarga dos veículos. No momento de retirar grandes objetos dos veículos, como ocorre em mudanças, por exemplo, é importante evitar transportá-los abaixo dos cabos e prestar atenção à altura da rede elétrica.
Acidentes graves podem ser provocados se objetos e veículos atingirem os cabos elétricos, o que muitas vezes leva a mortes. Nesses casos, a carroceria ficará energizada e as pessoas que estiverem tocando sofrerão choque elétrico. Se estiver dentro do veículo, a pessoa não deve tentar descer, pois poderá ser eletrocutada.
Outro risco é do rompimento dos cabos provocados pelo toque acidental. Se isso acontecer, as orientações são de manter distância, orientar as outras pessoas a não se aproximarem de fios e cabos e entrar em contato com a distribuidora de energia imediatamente.
Além dos riscos provocados pelo toque de objetos e veículos, dois entre os principais fatores de risco envolvendo a redes elétrica são intervenções indevidas e a ausência de cuidados durante obras de construção e reforma de imóveis. Deve-se manter uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames, e contratar profissionais capacitados. A Elektro mantém no site da concessionária conteúdos com informações sobre a prevenção de acidentes.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login