Tentativas de fraudes em compras pela internet aumentam 170% no Dia das crianças
Levantamento que apontou mais de 151 mil ações fraudulentas; em termos financeiros, foram R$ 124,67 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual
O Dia das Crianças em 2021 teve um aumento de 170,4% no número de fraudes evitadas no e-commerce brasileiro, subindo de 55.880 pedidos potencialmente fraudulentos em 2020 para 151.114 neste ano. Em termos financeiros, foram R$ 124,67 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual em 2021, contra R$ 66,43 milhões no ano passado – crescimento de 87,59%.
PESQUISA
Os dados são do levantamento da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. O período levado em conta no comparativo é o de 29 de setembro a 12 de outubro, e foram analisados somente pedidos pagos com cartão de crédito.
As categorias que geraram maior número de fraudes evitadas neste ano foram: Celular, Eletrônicos, Bebidas, Drogarias e Automotivo. Em 2020, a lista foi composta por Alimentos, Celular, Eletrônicos, Bebidas e Joias.
Já analisando pelo valor dos produtos, as categorias com maior índice de possíveis ações fraudulentas foram: Eletrônicos, Bebidas, Ferramentas, Celular e Automotivo. No ano passado, o Top5 foi preenchido por Eletrônicos, Celular, Joias, Bebidas e Magazine.
“Os dados expõem uma consequência do crescimento do e-commerce nos últimos anos: quanto mais brasileiros migram para o varejo digital, maior também é a proporção de fraudadores no e-commerce. Além disso, as datas comemorativas fazem a quantidade de consumidores aumentar por conta das promoções”, afirma Omar Jarouche, Diretor de Marketing e Soluções.
Foto: Divulgação
Pesquisa analisou somente pedidos pagos com cartão de crédito.
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