Foto de capa da notícia

Nossa Gente: artista limeirense revela as inspirações de suas artes

 

 

O limeirense Fernando Pimentel, o Tosko, é artista visual e arte educador. Seus trabalhos já renderam diversos prêmios em sua carreira: 2010 - 66º Salão Ararense de Artes Plásticas "Antonio Rodini" contemporâneo prêmio Menção Honrosa, Araras SP; 2017 - 35º Salão de Artes Plásticas de Rio Claro Contemporâneo prêmio Menção Honrosa pelo conjunto, Rio Claro – SP; 2018 – 81º Salão Ararense de Artes Plásticas "Antonio Rodini" contemporâneo Prêmio aquisitivo pelo conjunto e em 2019 - 82º Salão Ararense de Artes Plásticas "Antonio Rodini" contemporâneo e Prêmio Casa de Cultura pelo conjunto.

 

TRAJETÓRIA

Tosko, 36 anos, é bacharel em Design Gráfico, Licenciatura Plena em Artes Visuais e Pós-graduado em História da Arte e conta que descobriu que gostava de arte ainda na adolescência, em meados do ano 2000. “Foi por meio do grafiti e da cultura hip hop. Comecei de forma acanhada apenas fazendo graffitis, pintando em casa e sem muita ambição”, diz.

Em 2005, o artista começou a trabalhar como oficineiro no Ceprosom e ensinava grafiti para menores em vunerabilidade social. Na sequência, começou a lecionar no Estado como professor de arte. “Assim fui trabalhando com arte e, em paralelo a tudo isso, comecei a realizar alguns trabalhos remunerados com minhas produções artísticas”, afirma.

Hoje ele participa do projeto L’arte e La Pizza da Pizzaria Maverick, do chef Gino Contin, assinando uma de suas artes que estão estampadas nas caixas de pizzas.

Quanto às dificuldades da profissão, o artista acredita que uma das maiores, no Brasil de hoje, é o respeito pela produção e pelo artista. “O consumo de trabalhos desses artistas é fundamental para que ele continue sua produção e tenha dignidade para sobreviver decentemente”, desabafa.

Ele revela também que seu sonho é ser reconhecido em vida pelo seu trabalho e envelhecer produzindo suas artes.

 

ARTE

Questionado sobre o que significa a arte para ele, Tosko explica que seu trabalho transita no campo da mitologia, simbologia, antropologia e filosofia, onde, por meio do humano e a simbiose com animal, argumento sobre as ações humanas no dia a dia e como os instintos sobrepõe algumas vezes a consciência. “Também utilizo símbolos como flores, folhagens e outros que fazem parte dos meus temas em meus trabalhos. Desde a pré-história, a arte é uma forma de transmissão de conhecimento e é nela que transmito meus saberes”, completa. “Hoje, uso como minhas inspirações as observações de situações que me permeiam”.

Ele cita ainda alguns artistas que admira como Egon Schiele, Gustavo Klimt, Van Gogh, Frida Kahlo, Bosch e Magritte, Gauguin.

Para quem está começando na profissão, Tosko aconselha: “pesquise muito, estude seu trabalho, pense muito sobre ele, faça e refaça muitas vezes e respeitar o tempo, pois, ele é diferente para cada um”, finaliza.

Foto: Tosco – Arquivo pessoal

O artista Fernando Pimentel, o Tosko, já recebeu diversos prêmios com suas artes.

 

 

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login