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Mercado de beleza cresce durante a pandemia

Dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostram que no período de janeiro a setembro de 2021, o setor de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) teve aumento de 20,3% nas suas importações em relação ao mesmo período do ano anterior, somando cerca de US$ 531.6 milhões.

No comércio limeirense, a busca por produtos de beleza e de higiene também aumentaram. Impulsionados por produtos de higiene, devido a pandemia do coronavírus, produtos perfumados e com álcool em gel é um dos mais consumidos, revela os lojistas. Nos setores especializados, esses produtos já estão em falta.

Camila Magior da loja Rosa Chiclete Cosméticos destaca que os itens mais consumidos foram tintas de cabelo e esmaltes. “Tivemos uma queda significativa nas vendas de batons, já que as máscaras dificultam o uso. Em contrapartida, produtos que enaltecem os olhos, cabelos e unhas estão entre os mais procurados pelos consumidores”, disse. A estudante Grace Pereira destaca que não fica sem creme de pele. “Com o uso excessivo de álcool em gel a pele resseca muito, então não consigo mais ficar sem esse produto”, afirma.

Os produtos brasileiros também estão em expansão. Dos mais exportados em setembro, aparecem com destaque os itens de higiene oral (US$ 7.7 milhões), produtos para cabelos (US$ 17.0 milhões) e os sabonetes (US$ 12.3 milhões), com altas de, respectivamente, 73,2%, 41.2%, e 10,8% e em relação ao mesmo mês do ano anterior.

“A movimentação da balança comercial do setor de HPPC demonstrou reação positiva nas exportações, dado que reforça o empenho da indústria nacional de HPPC para manter-se competitiva e atraente para outros mercados mesmo diante dos altos custos de produção e da alta carga tributária à qual o setor é submetido em nosso país“ afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

Já entre os produtos mais importados e consumidor em setembro de 2021, depois do segmento de fragrâncias, estão Cremes para Pele, Protetores e Bronzeadores (US$ 8.8 milhões) e produtos de Higiene Oral (US$ 6.8 milhões). Os resultados apurados demonstram os esforços da indústria nacional de HPPC para manter-se competitiva e atraente para os mercados internacionais.

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