Foto de capa da notícia

O poder da mudança

*

Queridos e amados leitores, 

Eu voltei e quero expressar que a minha alegria de estar com vocês novamente é gigante! Primeiro pela oportunidade de construir a minha história realizando o sonho de escrever para o principal jornal da cidade. Segundo, porque todo alguém que escreve deseja ser lido, e poder compartilhar algumas reflexões com vocês, é uma dádiva!

Nestes meses da minha ausência, recebi várias devolutivas sobre meus escritos com a pergunta: “Você não vai voltar?” Para todos a resposta foi a mesma: “Volto logo!”

Eis-me aqui e hoje quero compartilhar uma reflexão sobre algo que nos move, seja por vontade ou contragosto, toda pessoa passa por mudanças. Nem sempre refletimos sobre o poder das mudanças.

Tudo começa com uma imagem projetada na mente, um desejo ou um frio na barriga quando exposições e riscos são necessários, a persistência, até que vimos diversas situações antes sonhadas, acontecendo. O contrário também existe. A vida às vezes alcança um patamar elevado de possibilidades frente às expectativas e se torna boa, tranquila, mas num piscar de olhos algo repentino muda, tudo acaba, amizades de desfazem, amores vão embora, aquele princípio de que tudo seria eterno se desfaz... É a vida em ambas as situações nos colocando em movimento.

O poder da mudança nem sempre é bom ou ruim, mas é um fogo avassalador que motiva, põe para frente ou queima a depender do olhar e formas de recepção.  Todos temos que lidar com isso, o fato é que nem todas as pessoas estão prontas para administrar as mudanças repentinas que a vida dá. Outras precisam vivenciar o luto, abrir mão, desapegar, deixar ir embora, enterrar seus mortos, ou às vezes enterrar lembranças e situações. Entregar-se às mudanças sem receios, criar espaços nas janelas da vida e permitir que se vá o que já não nos pertence mais. 

Todos querem mudar, mas nem todos aceitam as condições que a vida impõe. Uns querem ter saúde, mas esquecem que a alimentação precisa ser saudável. Outros querem ter uma casa, mas não renunciam a gastos desnecessários. Muitos querem ser felizes, mas não põem fim nas relações abusivas e medíocres que vivem. Mudar pressupõe oferecer uma postura diferente. É uma oportunidade de escolher algo, quando tantos não tem as mesmas oportunidades. 

Entre perdas e ganhos, muitos esquecem que toda mudança traz consigo um querer novo, o reencontro com a essência bonita do que somos, muitas vezes melhorados, maduros, despertos de um olhar ampliado sobre cada um de nós. É dizer sim ao acaso, aos propósitos de Deus, ao novo que vem... 

O final do ano marca sempre um momento de reflexão, as lembranças de quem abandonamos, nos desvencilhamos, ficaram para trás pois por alguma razão, também precisaram administrar as mudanças da própria vida. Assim como permite um olhar para as situações difíceis que ficaram no passado e já não tem poder sobre nós. É o renovo da vida pedindo passagem e ancorando na história individual de cada um, o desejo de ir além de si próprio. 

É natal! A magia e atmosfera que envolve a todos, até mesmo os descrentes é a mesma. É profícua, é profunda e transcende cada um de nós, tudo porque não é imaginação, ela existe e precisa fazer morada em cada indivíduo que sofre, em cada pessoa que precisa continuar ou seguir passo a passo. 

Convido você a parar e sentir sua respiração por um momento, convido a sentar-se na varanda ou na sua calçada e observar as estrelas. Respire e sinta sua pulsação. Neste respirar, entoe mentalmente que o poder da mudança leve embora o que lhe faz mal, toda tristeza, toda saudade, melancolia, toda decepção, lembranças ruins, o que já não precisa estar, e no lugar, reine a esperança que faz nova todas as coisas. 

Um feliz e abençoado natal, com cheirinho de mudança.  

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login