Foto de capa da notícia

Moradores reclamam de falta de poda e risco causado por árvores no Jardim São Pedro

A Gazeta de Limeira foi procurada por moradores da rua Henrique Benedito Stalberg, no Jardim São Pedro, em Limeira, que relatam preocupação com a situação de três árvores localizadas nas proximidades do número 294. Segundo os moradores, pedidos de poda e remoção das árvores já foram protocolados junto à Prefeitura de Limeira no ano passado, em 2025, mas até o momento nenhuma providência foi adotada.

Uma das árvores, de grande porte, tem galhos e folhas que, com a ação do vento, caem frequentemente sobre o telhado de duas residências. Em um dos imóveis, o morador afirma já ter sofrido prejuízos com infiltrações, além de realizar constantes limpezas na calha devido ao acúmulo de folhas, situação que atribui à falta de manutenção da árvore. Ainda de acordo com os relatos, essa mesma árvore está praticamente entrelaçada à fiação do poste, envolvendo cabos de energia elétrica, internet e telefonia, o que aumenta o risco para os moradores.

Do outro lado da calçada, há outras duas árvores que também geram preocupação. As raízes apresentam o solo bastante danificado e, segundo os moradores, uma delas apresenta risco iminente de queda sobre a residência de uma idosa, com mais de 80 anos de idade. A moradora informou que também realizou solicitações formais à Prefeitura de Limeira em 2025, mas até agora não obteve retorno.

Em entrevista à reportagem, a idosa relatou que, em noites de chuva ou vento forte, quase não consegue dormir, temendo que a árvore caia sobre sua casa.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Limeira que informou por meio de nota oficial que “A Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Limeira informa que já realizou vistorias técnicas nos endereços citados no Jardim São Pedro, após solicitação de munícipes, e encaminhou o pedido de poda à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, responsável pela execução do serviço”.

Também foi solicitado um posicionamento à Neoenergia Elektro, que encaminhou a seguinte nota oficial “A Neoenergia Elektro informou que a manutenção preventiva da arborização é responsabilidade das administrações públicas e dos proprietários de imóveis particulares. A distribuidora atua apenas quando galhos já oferecem risco direto à rede elétrica, mediante solicitação e autorização do poder público, garantindo a segurança da população e a continuidade do fornecimento de energia. Em casos de falta de energia, a empresa realiza atendimentos emergenciais, incluindo podas, para restabelecer o serviço o mais rápido possível”. 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login