SP investe R$ 40 milhões em três novos centros de reabilitação de animais silvestres
O Governo do Estado de São Paulo acaba de avançar em uma das maiores ampliações da rede de Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) da história recente. Um convênio inédito firmado entre a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) prevê investimento total de R$ 39,75 milhões entre obras, equipamentos e despesas para o funcionamento desses equipamentos. Esses recursos permitirão a criação e o funcionamento de três novos centros regionais, em Jales, Presidente Prudente e Itapeva, que integrarão a rede estadual de atendimento. Além disso, com a iniciativa, o Estado passará a contar, pela primeira vez, com cobertura integral da rede de Cetras para atendimento às 19 companhias da Polícia Militar Ambiental.
Segundo a diretora da Diretoria de Biodiversidade e Biotecnologia (DBB) da Semil, Patrícia Locosque Ramos, a ampliação da rede buscará “reduzir o tempo de transporte dos animais, o que significa reduzir o estresse e o risco de morte desses, aumentando a chance de reabilitação e soltura. Essa expansão é essencial para garantir atendimento rápido, técnico e alinhado ao bem-estar da fauna”, afirma. Ela destaca, ainda, que o DER-SP é um usuário frequente do serviço, já que animais silvestres feridos são comumente encontrados nas rodovias estaduais e necessitam de atendimento imediato e especializado.
O presidente do DER-SP, Sergio Codelo destaca outras ações complementares da atual gestão. “Este investimento se soma a outras iniciativas do DER-SP em prol da preservação da fauna e da flora nas áreas lindeiras à malha viária de mais de 12 mil quilômetros que administramos”, afirma Codelo. “Com o objetivo de reduzir o número de acidentes e reforçar a segurança, também ampliamos o número de passagens de fauna e desenvolvemos um sistema de alerta que evita incêndios às margens das rodovias, em benefício dos usuários”, diz o presidente do DER-SP.
Atualmente, o Estado de São Paulo conta com 30 Cetras autorizados pela Semil, incluindo estruturas municipais, particulares e de organizações da sociedade civil. Entre eles, dois são mantidos diretamente pelo Governo do Estado: o Cetras-SP e o Cetras-Registro.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login